Hospital Memorial Arthur Ramos

Sinônimos

  • Colonoscopia (Inclui A Retossigmoidoscopia)

O que é Colonoscopia?

A colposcopia é um exame ginecológico indicado para avaliar detalhadamente o colo do útero, a vagina e a vulva e identificar alterações que possam indicar infecção pelo HPV ou câncer de colo de útero, por exemplo.

O exame de colposcopia, normalmente, é realizado quando existem alterações no papanicolau ou quando o ginecologista observou alterações ou lesões no colo do útero durante o exame ginecológico.

A colposcopia é feita pelo ginecologista utilizando um microscópio, chamado colposcópio, que amplia mais de 15 vezes a imagem, sendo que em alguns casos, pode ser realizada uma biópsia durante o exame.

Para que serve a colposcopia?

A colposcopia serve para avaliar de forma detalhada o colo do útero, a vagina e a vulva, em mulheres com risco aumentado de câncer de colo do útero.

O exame de colposcopia, normalmente, é indicado quando existem alterações no exame de papanicolau ou exame ginecológico, ajudando o médico a orientar o tratamento mais adequado.

A colposcopia é um exame complementar importante para o rastreamento e prevenção do câncer de colo do útero. Veja outros exames que identificam o câncer de colo do útero.

Quando a colposcopia é indicada?

A colposcopia é indicada nas seguintes situações:

  • Alterações no exame de papanicolau ou ginecológico;
  • Exame positivo para HPV de alto risco;
  • Alterações no colo do útero em mulheres com sangramento após relação sexual ou pós-menopausa;
  • Sangramento vaginal anormal e sem causa aparente;
  • Inflamação no colo do útero persistente ou que não melhora com o tratamento, em mulheres com alto risco para câncer de colo de útero;
  • Corrimento vaginal anormal que não melhora ou coceira na vulva;
  • Histórico de exposição do bebê ao dietilestilbestrol durante a gravidez.

Além disso, o exame de colposcopia é indicado para tratamento de lesões pré-cancerosas no colo do útero ou acompanhamento após tratamento do câncer de colo do útero, por exemplo.

Qual a diferença do exame papanicolau e colposcopia?

O papanicolau, também conhecido como exame preventivo, é um teste citopatológico em que o ginecologista coleta células do colo do útero para análise no laboratório.

Geralmente, o papanicolau identifica infecções sexualmente transmissíveis, como HPV, tricomoníase, clamídia ou sífilis, ou ainda sinais sugestivos de câncer de colo do útero.

Já a colposcopia é um exame visual, que permite ao médico observar diretamente possíveis alterações e, se necessário, realizar biópsias.

O que a colposcopia detecta?

O exame de colposcopia pode detectar lesões benignas, pré-cancerosas ou malignas no colo do útero, vagina ou vulva.

Além disso, esse exame também pode detectar verrugas genitais causadas pelo HPV. Entenda o que são e como identificar as verrugas genitais.

Qual médico consultar?

Para fazer colposcopia, deve-se consultar o ginecologista, que é o médico especialista na saúde da mulher.

Como é o preparo para a colposcopia?

  • Para se preparar para a colposcopia, é recomendado:
  • Não ter relações sexuais por 48 a 72 horas antes do exame;
  • Não fazer duchas vaginais ou usar absorvente interno, cremes, pomadas ou óvulos vaginais, por 24 horas antes do exame;
  • Informar ao médico se está grávida ou com suspeita de gravidez;
  • Informar ao médico sobre uso de remédios, principalmente anticoagulantes, pois pode aumentar o risco de sangramentos se for necessária biópsia.

Além disso, deve-se informar ao médico se tem alergia ao iodo, pois podem ser usadas soluções que contenham essa substância durante a colposcopia.

Pode fazer colposcopia menstruada?

O ideal é não realizar a colposcopia durante o período menstrual, pois o sangue dificulta a visualização das áreas examinadas e pode prejudicar a análise dos resultados.

Grávida pode fazer colposcopia?

A grávida pode fazer colposcopia pois esse exame não provoca nenhuma alteração no bebê.

No entanto, caso sejam encontradas alterações, o obstetra pode adiar o tratamento até o nascimento do bebê.

Como é feita a colposcopia?

A colposcopia é feita pelo ginecologista no consultório ou no hospital, seguindo alguns passos, que são:

1. Solicitar a mulher para deitar na maca, em posição ginecológica;

2. Introduzir o espéculo na vagina, para visualizar o colo do útero;

3. Aplicar solução de iodo (solução de Lugol) e ácido acético no colo do útero, para destacar possíveis alterações;

4. Posicionar o colposcópio em frente à mulher;

5. Avaliar detalhadamente o colo do útero, a vagina e a vulva através do binóculo do colposcópio;

6. Realizar a biópsia, se necessário.

O exame de colposcopia dura, em média, de 15 a 20 minutos, sendo a mulher liberada para ir para a casa após o exame.

Colposcopia com biópsia

A colposcopia com biópsia é feita quando durante o exame o médico identifica alterações que podem indicar lesões pré-cancerosas ou câncer de colo de útero.

Durante a biópsia, o médico coleta uma amostra da lesão, para ser analisada no laboratório, e identificar a presença de lesão benigna ou maligna e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Colposcopia dói?

A colposcopia não dói, no entanto, pode causar desconforto semelhante ao do preventivo (papanicolau), principalmente pela introdução do espéculo.

Além disso, durante a aplicação da solução de iodo e ácido acético, é possível sentir um leve desconforto ou ardor que melhora rapidamente.

Caso seja realizada uma biópsia, pode haver um leve incômodo ou cólica, mas a dor costuma ser leve e passageira.

Como é a recuperação da colposcopia?

Após a colposcopia, a mulher pode retornar às atividades normais, não sendo necessários cuidados especiais.

No entanto, se foi realizada a colposcopia com biópsia podem surgir cólica, corrimento marrom ou sangramento leve, que costumam desaparecer em poucos dias. Veja também outras causas de corrimento marrom.

No entanto, nesses casos é recomendado evitar duchas vaginais e uso de absorventes internos, por pelo menos 1 semana.

Quanto tempo depois da colposcopia posso ter relação?

Se não foi feita biópsia, a mulher pode retomar as relações sexuais normalmente após o colposcopia.

Caso tenha sido feita a colposcopia com biópsia, é recomendado aguardar de 3 a 7 dias para permitir a cicatrização do colo do útero e evitar infecções ou sangramentos.

O tempo para ter relação sexual após a colposcopia pode variar conforme orientação do ginecologista.

Quais são os riscos da colposcopia?

A colposcopia é um exame considerado seguro, no entanto, no caso da colposcopia com biópsia podem surgir complicações, como sangramento intenso, dor forte ou febre.

Nesses casos, deve-se consultar o ginecologista novamente para uma avaliação e tratamento adequados.

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e internacionais, como a Joint Commission Internacional (JCI), Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (82) 2123-7000.

Serviços mais procurados

O atendimento e o cuidado que a sua família merece