Tempo de Trombina
Sinônimos
- Teste de Tempo de Trombina
- Avaliação da Coagulação Através da Trombina
- Teste de Coagulação com Trombina
- Coagulograma
O que é o exame de Tempo de Trombina?
É um teste laboratorial que avalia a funcionalidade do fibrinogênio — uma proteína do plasma sanguíneo essencial para a coagulação do sangue — e detecta inibidores de trombina, uma enzima que transforma fibrinogênio em fibrina.
Este exame mede o tempo necessário para que o fibrinogênio se transforme em fibrina, uma proteína formada durante a coagulação sanguínea, que atua na cicatrização e regeneração tecidual.
Para a medição, a trombina humana é adicionada a uma amostra de plasma pobre em plaquetas. Os níveis normais geralmente ficam entre 10 e 15 segundos, enquanto o coágulo se solidifica após 60 segundos, em média. Alterações nesses parâmetros podem indicar condições como distúrbios da coagulação e doenças hepáticas.
Para que serve o exame de Tempo de Trombina?
O principal objetivo do exame é avaliar a fase final da coagulação. Ele é especialmente útil para detectar anormalidades na conversão do fibrinogênio em fibrina, o que pode ocorrer devido a uma deficiência desta proteína, à presença de inibidores circulantes ou ao uso de medicamentos anticoagulantes, por exemplo.
Como é feito o exame de Tempo de Trombina?
O exame é realizado por meio da coleta de sangue venoso, normalmente retirada do braço. A amostra é enviada ao laboratório, onde se adiciona trombina ao plasma do paciente para observar o tempo que leva para o coágulo se formar.
Quando é solicitado o exame de Tempo de Trombina?
O exame de tempo de trombina (TT) é frequentemente solicitado quando há suspeita de distúrbios de coagulação do sangue, para monitorar tratamentos com anticoagulantes e como parte da investigação de doenças hepáticas. Muitas vezes, ele é realizado juntamente com medições do tempo de protrombina (TP) e do tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPA).
Quais doenças o exame de Tempo de Trombina pode diagnosticar?
O exame de tempo de trombina atua no diagnóstico de condições como:
- hipofibrinogenemia (deficiência de fibrinogênio);
- afibrinogenemia (ausência de fibrinogênio);
- disfibrinogenemia (produção anormal de fibrinogênio);
- coagulação intravascular disseminada (CIVD);
- doenças hepáticas.
Quais são os valores de referência do exame de Tempo de Trombina?
Os valores de referência podem variar para cada laboratório, mas geralmente o tempo de trombina normal está entre 10 e 15 segundos É fundamental que os resultados sejam interpretados por um médico, que observará o quadro clínico do paciente e exames complementares, quando necessário.
Qual especialista pode solicitar o exame de Tempo de Trombina?
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame de tempo de trombina, incluindo clínicos gerais, hematologistas e hepatologistas.
Preparativos para o exame
De forma geral, não é necessário jejum ou preparo especial para realizar o exame de tempo de trombina. Contudo, recomenda-se seguir as orientações do médico ou laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230.
Horários e locais
Hospital Barra D’or
Segunda a sexta, 07:00 às 15:00. Sábado 07:00 às 11:00. Domingos e feriados sem funcionamento.
Av Ayrton Senna, 3079, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ. Cep 227725-002