Hospital Bartira
Clique ao lado para ativar

Publicado em:

Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • Proteína S Antigênica
  • Dosagem de Proteína S
  • Enzimaimunoensaio para Proteína S Total E Livre

O que é o exame de proteína S antigênica?

A proteína S antigênica é uma análise laboratorial que mede a quantidade da proteína S presente no sangue. A proteína S é um cofator essencial para a atividade da proteína C, ambas responsáveis por regular a coagulação sanguínea e evitar a formação excessiva de coágulos.

Para que serve o exame?

O exame serve para avaliar possíveis deficiências da proteína S, que podem estar associadas a um risco aumentado de trombose venosa profunda, embolia pulmonar e outras condições trombofílicas (tendência aumentada à formação de coágulos).

Como é feito o exame de proteína S antigênica?

O exame é realizado por meio de uma coleta simples de sangue venoso. A amostra é enviada para análise laboratorial, onde a concentração da proteína S é determinada, geralmente utilizando técnicas de imunoensaio.

Quando o exame é solicitado?

A dosagem de proteína S antigênica é solicitada principalmente em casos de:
Histórico pessoal ou familiar de trombose venosa;

Trombose em idade jovem ou sem causa aparente;

Investigação de estados de hipercoagulabilidade;

Avaliação pré-operatória em pacientes com risco trombótico elevado;

Avaliação de abortos recorrentes de causa inexplicada.

Quais doenças pode diagnosticar?

Este exame pode auxiliar no diagnóstico de problemas como a deficiência hereditária ou adquirida de proteína S, trombofilia, síndrome nefrótica, doenças hepáticas e coagulação intravascular disseminada (CIVD).

O exame de proteína S antigênica precisa de preparo?

O jejum não é necessário, alguns laboratórios sugerem jejum de três horas. Importante informar ao médico se está utilizando anticoagulantes, anticoncepcionais ou se passou por algum evento trombótico recente, pois esses fatores podem alterar os resultados. O uso de hormônios ou gravidez também pode interferir na dosagem.

Quais são os valores de referência?

Os valores de referência podem variar entre os laboratórios, mas geralmente são entre 50% e 150%. Para uma interpretação adequada dos resultados, é fundamental procurar um médico. Ele considerará o histórico clínico, outros exames complementares e o contexto do paciente.
Valores baixos indicam deficiência de proteína S, o que pode aumentar o risco de trombose. Já níveis elevados são menos comuns e geralmente não têm implicação clínica significativa.

Qual especialista pode solicitar o exame?

O exame pode ser solicitado por hematologistas, angiologistas, clínicos gerais, ginecologistas (em casos de abortos recorrentes), entre outros profissionais que estejam investigando alterações na coagulação sanguínea.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989.

Horários e locais

Hospital Bartira

Segunda a sábado – 06h às 14h / Domingos sem funcionamento / Feriados 06h às 14h.
Av. Alfredo Maluf, 430. Vila Alto de Santo André – Santo André – SP. Cep 09240410

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!