Transplante de Medula Óssea
O Hospital e Maternidade Brasil conta com o serviço de Hematologia e Transplante de Medula Óssea com setor ambulatorial e de internação dedicado aos pacientes candidatos para o transplante e para aqueles que já realizaram este procedimento.
Contamos com Centro de Transplante de Medula Óssea com capacidade para 4 leitos, e que pode ser ampliado para 6 leitos.
Diferenciais do Centro de Hematologia e de Transplante de Medula Óssea do Hospital Brasil:
Somos capacitados a realizar qualquer tipo de transplante: autólogo e alogênico. Contamos com uma equipe médica de especialistas, e uma eficiente equipe multiprofissional para tratar de forma personalizada e padronizada as doenças relacionadas a esta especialidade.
Todos os transplantes realizados são notificados para o CIBMTR (Center for international Blood and Marrow Transplant Research), dessa forma nossos dados são comparados com os maiores centros de transplante do mundo, garantindo um padrão de qualidade internacional.
Nossa estrutura:
- Espaço isolado das demais áreas do hospital;
- Leitos Infantil e separado dos leitos para adulto;
- Leitos Reversíveis para UTI;
- Monitoramento por câmeras 24h;
- Quartos possuem filtro HEPA com pressão positiva controlada, garantindo alta eficiência na filtragem do ar e reduzindo infecções fúngicas e virais.
Fora da Unidade de Transplante, o Hospital Brasil também tem leitos em condições para atender o paciente imunossuprimido em caso de necessidade de transferência para a UTI. Assim como o Pronto Atendimento, tem leitos de isolamento e com filtros de ar para receber o paciente com intercorrências após alta hospitalar.
- Controle, rigorosos de qualidade, garantindo segurança total do paciente
Tipos de transplante realizados no Hospital Brasil
Autólogo: Também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente.
Alogênico: Células progenitoras provêm de doadores aparentados (o doador é familiar compatível com o paciente) e não-aparentados ( doador não-familiar identificado nos registros nacional e internacionais de doadores voluntários).
Haploidêntico: Realizado quando o receptor não encontra um doador 100% compatível, podendo ser realizado com apenas 50% de compatibilidade, geralmente pais ou filhos.