O paciente de acidente vascular cerebral (AVC) em fase aguda conta com uma moderna unidade de terapia intensiva no Hospital Cárdio Pulmonar. Trata-se do primeiro serviço na rede privada da Bahia exclusivo para tratamento de AVC, a unidade Stroke. Equipe multidisciplinar e especializada, estrutura integrada às demais unidades de terapia intensiva e adoção de protocolos internacionais estão entre os diferenciais.
A unidade é o centro da linha de cuidado de pacientes com AVC, integrando emergência, neurorradiologia intervencionista, neurocirurgia e um moderno setor de radiologia. Com sete leitos, oferece cuidados multidisciplinares de padrão internacional e é gerenciada pelos serviços de Neurologia e de Medicina Crítica, coordenados pelo neurologista Murilo Souza e pelo médico intensivista Edson Marques, respectivamente.
Neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros estão capacitados para atender o paciente de forma precisa e no menor espaço de tempo possível após a ocorrência do AVC. Os cuidados vão desde a triagem e admissão ao tratamento intervencionista do paciente, já que o tempo é primordial quando se quer reduzir incapacidades e óbitos. Entre as intervenções possíveis na unidade de AVC destacam-se a monitoração de variáveis fisiológicas com especial atenção à pressão arterial, glicemia e progressão do déficit e piora neurológica.
As unidades de AVC têm a capacidade de beneficiar praticamente 100% dos pacientes, conseguindo diminuir as taxas de morbimortalidade, do risco de progressão dos déficits neurológicos e de sequelas em longo prazo, além de resultar em menores taxas de reinternação.