Clínica São Vicente

Atualizado em:

Publicado em:

O que é fundoscopia?

A fundoscopia, também conhecida como oftalmoscopia ou “fundo de olho”, é um exame feito para observar estruturas da parte interna dos olhos. São elas: o nervo óptico, a retina, e as veias e artérias responsáveis pelo fluxo sanguíneo da área.

O exame serve para avaliar a situação clínica dos olhos e detectar alterações e doenças como glaucoma e câncer nos olhos. Além disso, auxilia no diagnóstico de doenças oculares e sistêmicas em recém-nascidos e serve também para acompanhar a evolução da diabetes mellitus e hipertensão arterial.

Como é feita a fundoscopia?

A fundoscopia é um exame não invasivo, portanto, indolor. Normalmente, é necessária a aplicação de um colírio para a dilatação da pupila do paciente. O princípio básico da fundoscopia é a projeção de uma luz intensa nos olhos que, refletida pela retina, oferece a possibilidade de visualização das estruturas.

Existem duas formas de realizar o exame. Na primeira, denominada fundoscopia direta, feita pelo clínico geral, obtém-se uma imagem aumentada quinze vezes, mas com uma cobertura mais restrita. Nesse caso, utiliza-se um aparelho portátil.Já a fundoscopia indireta é feita com equipamentos mais sofisticados e deve ser executada por um oftalmologista. Apesar da menor ampliação da imagem, é possível ver a retina de forma mais ampla.

Qual o preparo para a fundoscopia?

Não existe preparo específico para a realização da fundoscopia. Porém, é recomendado que o paciente leve um acompanhante para realizar o exame, pois a visão pode ficar um pouco turva após a aplicação do colírio.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2529-4422 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2529-4422.