Hospital Macaé D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • Cultura para Streptococcus Agalactiae
  • Exame para Estreptococo Grupo B
  • Cultura Específica para Streptococcus Agalactiae
  • Pesquisa de Streptococcus Beta Hemolítico em Gestantes

O que é e o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

​A avaliação, também conhecida como “exame do cotonete”, é um procedimento laboratorial realizado, principalmente, em gestantes entre a 35ª e a 37ª semana de gestação, para identificar a bactéria Streptococcus agalactiae no corpo da paciente.

A bactéria está presente de forma natural no organismo feminino, sem qualquer prejuízo para a saúde. Porém, sua colonização em gestantes pode causar complicações na gestação e no parto.

Para que serve o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

O exame tem como objetivo verificar a existência da bactéria Streptococcus agalactiae na gestante, evitando problemas como parto prematuro, aborto espontâneo, além de condições cardíacas, respiratórias e renais no bebê. Em casos mais graves, o microrganismo pode vir a causar o óbito da criança.

Como é feito o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

O procedimento é simples: um profissional de saúde coleta amostras das regiões vaginal e anal utilizando um swab (cotonete estéril). Essas amostras são então cultivadas em laboratório para verificar a presença da bactéria. Caso o resultado seja positivo, é recomendado o uso de antibióticos durante o trabalho de parto para prevenir a transmissão da bactéria ao bebê.​

Quando é solicitado o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

O exame deve ser realizado por todas as gestantes entre a 35ª e a 37ª semana de gestação, como parte do protocolo de pré-natal.

Quais doenças o exame de cultura para Streptococcus grupo B pode diagnosticar?

A cultura para  Streptococcus grupo B não indica nenhuma doença diretamente, mas sim a presença da bactéria no organismo materno, o que pode causar complicações.

O exame precisa de preparo?

Não é necessário preparo para este exame.

Quais são os valores de referência para o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

O exame cultura para Streptococcus do grupo B (Streptococcus agalactiae) não utiliza valores numéricos como referência, mas sim um resultado qualitativo, que pode ser positivo ou negativo.

Qual especialista pode solicitar o exame de cultura para Streptococcus grupo B?

O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, como ginecologistas, clínicos gerais e infectologistas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 .

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!