Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Eletroforese de Proteínas, Urina – 24 Horas
Eletroforese de Proteínas, Urina – 24 Horas
Publicado em:
Sinônimos
- Eletroforese de Proteínas na Urina 24 Horas
- Teste de Eletroforese Proteica Urinária de 24 Horas
O que é o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
A eletroforese de proteínas na urina de 24 horas é um exame laboratorial que separa e identifica os diferentes tipos de proteínas presentes na urina, utilizando um campo elétrico. Este exame permite avaliar com precisão o padrão de eliminação de proteínas pelo organismo e, consequentemente, investigar possíveis alterações relacionadas a doenças renais ou sistêmicas.
Para que serve o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
O exame serve para detectar e caracterizar a presença anormal de proteínas na urina, conhecida como proteinúria. Além disso, é fundamental para auxiliar no diagnóstico diferencial de diversas doenças renais, como a síndrome nefrótica, glomerulonefrite e doenças tubulares, bem como investigar patologias sistêmicas, como o mieloma múltiplo e a amiloidose. Também é utilizado para monitorar a progressão de doenças e avaliar a resposta ao tratamento.
Como é feito o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
A eletroforese de proteínas na urina de 24 horas é realizada a partir da coleta de toda a urina produzida pelo paciente ao longo de um dia completo, ou seja, durante 24 horas. Após a coleta, a amostra é encaminhada ao laboratório, onde as proteínas são aplicadas em um meio específico e submetidas a um campo elétrico. Esse processo faz com que elas migrem em velocidades diferentes, conforme suas características físico-químicas, formando bandas distintas que são posteriormente analisadas.
Qual é o preparo para o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
Pela manhã, o paciente deve esvaziar completamente a bexiga, desprezando essa urina, e anotar o horário como início do período de coleta. A partir desse momento, toda a urina eliminada deve ser coletada em frasco adequado, sem conservantes, durante as 24 horas seguintes, mantendo o recipiente refrigerado (na geladeira). Ao final, deve-se anotar o horário como final da coleta. Recomenda-se realizar a higiene íntima (assepsia) antes de iniciar a coleta da amostra.
Como interpretar o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
A interpretação é feita com base na análise das bandas de proteínas formadas após a eletroforese. Padrões normais indicam ausência significativa de proteinúria, enquanto alterações na distribuição ou quantidade das bandas podem indicar doenças específicas. Por exemplo, a presença de proteínas de baixo peso molecular sugere lesão tubular, enquanto uma grande quantidade de albumina sugere lesão glomerular. A identificação de cadeias leves monoclonais, chamadas proteínas de Bence Jones, pode indicar a presença de mieloma múltiplo. A interpretação final deve sempre ser realizada por um médico, que considerará os resultados em conjunto com o quadro clínico do paciente e outros exames complementares.
Qual especialista pode solicitar o exame de Eletroforese de Proteínas na Urina-24 horas?
O exame de eletroforese de proteínas na urina de 24 horas pode ser solicitado principalmente por nefrologistas, para investigação de doenças renais, e por hematologistas, na pesquisa de gamopatias monoclonais, como mieloma múltiplo. Também pode ser requisitado por reumatologistas, oncologistas e clínicos gerais, conforme a suspeita de doenças sistêmicas ou alterações na função renal.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 .
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!