Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Teste de Tolerância A Lactose
Teste de Tolerância A Lactose
Publicado em:
Sinônimos
- Teste de Intolerância à Lactose
- Teste de Sobrecarga de Lactose
- Teste Diagnóstico para Intolerância à Lactose
O que é o Teste de Tolerância à Lactose?
É um exame laboratorial utilizado para avaliar a capacidade do organismo de digerir a lactose, o principal açúcar presente no leite e seus derivados. Ele mede como o corpo responde à ingestão de uma quantidade padronizada de lactose, por meio da análise dos níveis de glicose no sangue após o consumo deste açúcar.
Para que serve o Teste de Tolerância à Lactose?
Diagnosticar a intolerância à lactose, condição em que o organismo apresenta deficiência ou ausência da enzima lactase, responsável por quebrar a lactose em moléculas menores para serem absorvidas pelo intestino. O exame auxilia na confirmação de se os sintomas gastrointestinais, como diarreia, cólicas e gases, estão relacionados à má digestão da lactose.
Como é feito o Teste de Tolerância à Lactose?
Em jejum, geralmente de 8 horas. O paciente ingere uma solução contendo uma quantidade específica de lactose (normalmente 50g dissolvidos em água para adultos). Após a ingestão, são coletadas amostras de sangue em intervalos regulares (por exemplo, 30, 60, 90 e 120 minutos) para medir a variação dos níveis de glicose. Em pessoas com digestão normal, espera-se um aumento significativo da glicemia após a ingestão da lactose. Em casos de intolerância, esse aumento é pequeno ou inexistente.
Quando o Teste de Tolerância à Lactose é solicitado?
Quando há suspeita clínica de intolerância à lactose, geralmente em pacientes que apresentam sintomas como diarreia, dor abdominal, inchaço e gases após o consumo de leite ou derivados. Também pode ser indicado para investigar quadros de má absorção intestinal ou para diferenciar intolerância primária (genética) de intolerância secundária (decorrente de outras doenças intestinais).
Quais doenças o Teste de Tolerância à Lactose pode diagnosticar?
O teste é utilizado principalmente para diagnosticar a intolerância à lactose, mas também pode auxiliar na investigação de doenças que afetam a mucosa intestinal e prejudicam a produção de lactase, como doença celíaca, doença de Crohn, gastroenterite viral, giardíase e alergia à proteína do leite de vaca.
O exame precisa de preparo?
Sim. O paciente deve estar em jejum de pelo menos 8 horas antes da realização do teste e evitar atividade física intensa no período que antecede o exame. O preparo varia conforme o laboratório, por isso é importante seguir as orientações fornecidas no momento do agendamento.
Quais são os valores de referência do Teste de Tolerância à Lactose?
- Normal: elevação de 20 a 25 mg/dL nos níveis de glicose em relação ao valor basal (antes da ingestão da lactose);
- Deficiência (intolerância): elevação inferior a 20 mg/dL nos níveis de glicose em relação ao valor basal.
Esses valores variam de acordo com o laboratório, mas, de modo geral, uma elevação menor que 20 mg/dL indica intolerância à lactose.
Qual especialista pode solicitar o Teste de Tolerância à Lactose?
Gastroenterologistas, nutrólogos e nutricionistas. Qualquer médico, no entanto, pode solicitar o exame conforme a avaliação clínica do paciente.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 .
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!