Home / - Exames e Procedimentos /
- Ultrassonografia /
- Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço)
Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço)
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Us Abdome Superior (Figado
- Vias Biliares
- Vesicula
- Pancreas E Baco)
- Usg Abdome Superior
- Ultrassom Abdome Superior
- Ultra-Som Abdome Superior
- Usg Hipocondrio Direito
- Ultrassom Hipocondrio Direito
- Ultra-Som Hipocondrio Direito
- Us Hipocondrio Direito
- Usg Hipocondrio Esquerdo
- Ultrassom Hipocondrio Esquerdo
- Ultra-Som Hipocondrio Esquerdo
- Us Hipocondrio Esquerdo
- Us Figado
- Us Hepatico
- Us Vesicula
- Usg Vesicula
- Ultra-Som Vesicula
- Ultrassom Vesicula
- Us Baco
- Usg Baco
- Ultra-Som Baco
- Ultrassom Baco
- Us Abdome Superior
O que é Ultrassonografia de Abdome Superior?
A ultrassonografia do abdome superior é um exame indicado para identificar alterações na região. Ele utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar a parte mais acima do abdome, o que inclui o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o baço, os rins, o útero, os ovários e a bexiga, por exemplo.
Como a ultrassonografia do abdome superior é realizada?
O exame é feito pelo deslizamento do transdutor do ultrassom no abdome. O transdutor emite ondas sonoras, que formam imagens projetadas em uma tela de computador. Durante o exame, o médico pode solicitar a movimentação para algum lado ou pedir para o paciente prender a respiração, permitindo a visualização de determinadas estruturas.Para favorecer a condução das ondas sonoras e o deslizamento do aparelho, é utilizado gel incolor à base de água. Não há contraindicações. O exame é indolor e não invasivo.
Para que serve o exame?
A ultrassonografia de abdome superior é utilizada para avaliar os órgãos localizados na parte superior do abdome, ajudando a:
- Determinar a causa da dor abdominal;
- Localizar cálculos na vesícula e vias biliares ou nos rins e vias urinárias;
- Identificar a presença de tumores, cistos, massas e abscessos;
- Avaliar dilatações ou o estreitamento das principais artérias do abdome;
- Detectar alterações na anatomia dos órgãos abdominais;
- Identificar inchaço ou alterações sugestivas de inflamação, como acúmulo de líquido, sangue ou pus;
- Observar lesões em tecido mole e músculos que compõem a parede abdominal, como abscessos ou hérnias.
Como deve ser o preparo para a ultrassonografia do abdome superior?
Para realizá-la, é necessário um jejum de seis horas, com a recomendação de não ingerir alimentos que costumam produzir muitos gases, como feijão e repolho.
Pacientes com diabetes devem realizar jejum de apenas três horas. É permitido ingerir água somente até duas horas antes do horário do exame. Caso seja necessário, o médico poderá solicitar que o paciente tome remédios antigases no dia anterior.
Qual especialista pode solicitar a ultrassonofrafia do abdome superior?
Esse tipo de exame pode ser solicitado por médicos que queiram investigar melhor a região, como o hepatologista, o endocrinologista e até mesmo o clínico geral.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ultrassonografia do abdome superior, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 22 2105-7000 .
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!