Hospital Rios D'Or

O que é Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-123)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico preciso e correto.

Na Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 123), o exame é feito com uma variante do elemento químico Iodo, o Iodo 123.

O iodo interage com células da tireoide, permitindo observá-las em detalhe, buscando  tumores da tireoide e investigando condições diversas, como hipertireoidismo.

A diferença entre Iodo 123 e Iodo 131 é o tempo que cada elemento químico permanece no corpo, assim como a qualidade da imagem durante a captação.

Como é feito o exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-123)?

No exame de Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 123) o paciente pode tomar o medicamento à base de Iodo com canudo.

Cerca de duas horas após a ingestão, é encaminhado a uma máquina similar à de Raios X, que capta imagens da tireoide, dependendo dos pontos onde o medicamento se concentrou, pode ser necessário retornar à clínica, no dia seguinte, para captar novas imagens da tireoide e ajudar o médico a chegar a um diagnóstico preciso e correto.

Para que serve o Exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-123)?

A Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 123) estuda a tireoide em profundidade, com imagens obtidas com contraste do Iodo e pelas células que a compõem.

Com este exame, é possível estudar a formação de tumores na tireoide e também as causas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, como a Doença de Graves, por exemplo. Inflamações, como a tireoidite, e nódulos na tireoide também podem ser visualizados.

Preparativos para o exame

Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 4 horas no departamento de medicina nuclear no primeiro dia do exame e 2 horas no segundo dia.
Jejum: não consumir nada por via oral nas 4 horas que antecedem o exame. Além disso, é necessário manter uma dieta pobre em iodo por 2 semanas, conforme orientações da equipe de medicina nuclear.

Contraindicações: gestantes e mulheres em período de amamentação devem discutir a realização do exame com o médico solicitante e a equipe de Medicina Nuclear. Nesse caso, é necessário ter a carta de ciência assinada pelo médico solicitante.

Exames Anteriores: trazer exames anteriores e relatórios médicos pertinentes ao caso, incluindo exames de imagens prévios (se possível com acesso às imagens em CD, DVD ou webportal) e exames laboratoriais.

Outras Indicações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto), além de uma lista com todos os medicamentos utilizados na rotina. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e por, razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.

Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (IODO – 123).

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.