Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Glicose 6-fosfato Dehidrogenase G6p
Glicose 6-fosfato Dehidrogenase G6p
Sinônimos
- Glicose-6-Fosfato Desidrogenase
- Teste de G6Pd
- G6Pd Intra Eritrocitario
O que é o exame de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD)?
A G6PD é uma enzima que desempenha um papel importante na proteção dos glóbulos vermelhos contra danos oxidativos. Sua deficiência pode resultar na destruição dessas células, especialmente quando o indivíduo é exposto a certos medicamentos e infecções. Assim, o exame vai identificar ou não a deficiência dessa enzima no organismo humano.
Para que serve?
O exame de G6PD é utilizado para:
- diagnosticar a deficiência da enzima G6PD;
- orientar o uso seguro de medicamentos, como a primaquina e a tafenoquina, utilizados no tratamento da malária por Plasmodium vivax;
- investigar causas de anemia hemolítica ou icterícia neonatal;
- realizar triagem neonatal em algumas regiões, como parte do teste do pezinho ampliado.
Como é feito o exame de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD)?
O exame pode ser realizado de duas formas principais.
- Triagem neonatal: a coleta é feita por punção no calcanhar do recém-nascido, aplicando o sangue em papel filtro. Essa amostra é utilizada para detectar a deficiência de G6PD em programas de triagem neonatal, como o teste do pezinho.
- Exame laboratorial convencional: é realizada uma coleta de sangue venoso ou por punção digital. A amostra é analisada para medir a atividade da enzima G6PD, utilizando métodos como ensaios enzimáticos colorimétricos.
Preparativos para o exame
Geralmente, não é necessário nenhum preparo específico para o exame de G6PD. No entanto, é importante informar ao profissional de saúde sobre o uso de medicamentos recentes, transfusões sanguíneas ou presença de infecções, pois esses fatores podem interferir nos resultados. Em casos de triagem neonatal, é recomendado que a coleta seja realizada após 48 horas de vida do recém-nascido e antes de 7 dias, para garantir a precisão dos resultados.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3445-6000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3445-6000.
Horários e locais
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!