Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Cintilografia do Sistema Retículoendotelial (Medula Óssea)
Cintilografia do Sistema Retículoendotelial (Medula Óssea)
Atualizado em:
Publicado em:
O que é a cintilografia do sistema reticuloendotelial?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que utiliza compostos levemente radioativos injetados com cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação, é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.
No caso da cintilografia do sistema reticuloendotelial, examina-se a medula óssea, localizada no interior dos ossos e responsável pela produção de células que compõem o sangue, como hemácias, por exemplo e avalia-se a sua distribuição pelo corpo, determinando, por exemplo, a presença de inflamação ou infecção na medula óssea.
Como é feita a cintilografia do sistema reticuloendotelial?
Na cintilografia do sistema reticuloendotelial, o paciente recebe injeção endovenosa de medicação levemente radioativa, que se liga ao grupo de células que formam a medula óssea.
Aguarda-se um determinado intervalo de tempo, indicado pelo médico, e retorna-se à clínica para captura das imagens, com máquina de cintilografia, com objetivo de visualizar o interior dos ossos, com enfoque na medula óssea.
Para que serve a cintilografia do sistema reticuloendotelial?
O principal objetivo da cintilografia do sistema reticuloendotelial é viabilizar a avaliação da integridade e da distribuição da medula óssea, assim, permitindo o diagnóstico de infecções ou inflamações.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!