Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Fluxo Sanguíneo das Extremidades
Fluxo Sanguíneo das Extremidades
Atualizado em:
Publicado em:
O que é fluxo sanguíneo das extremidades?
O exame de fluxo sanguíneo das extremidades é um exame simples, em que será avaliada a velocidade do fluxo sanguíneo através de ultrassons. Através desse exame, é possível analisar a presença de coágulos, oclusões, aneurismas, o funcionamento das válvulas, o estreitamento das artérias, dores ósseas, metástase, fraturas, lesões ósseas desportivas, processos inflamatórios/infecciosos, traumas, necrosis avascular, tumores ósseos benignos e malignos, entre outros. Esse exame também é chamado de ecodoppler venoso e é o exame de referência para diagnosticar problemas circulatórios.
Para que serve o exame de fluxo sanguíneo das extremidades?
O exame de fluxo sanguíneo das extremidades serve para identificar possíveis problemas nos vasos que transportam o sangue das extremidades até o coração. Ele avalia o sistema venoso superficial e também o profundo e, por isso, é indicado para identificar trombose venosa profunda e insuficiência venosa crônica (varizes). O exame é indolor e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias para identificar os pontos exatos de alteração de fluxo.
Como é feito o exame de fluxo sanguíneo das extremidades?
O exame de fluxo sanguíneo das extremidades é feito por ultrassom ou por um ecógrafo com o objetivo de obter imagens que permitam o estudo do fluxo de sangue nos vasos sanguíneos. Para o começo do exame, é injetada uma pequena quantidade de um material radioativo (traçador) na veia. Após isso, o paciente precisa aguardar em 2 a 6 horas, já que esse tempo é importante para que o traçador se concentre nos ossos e o excesso seja eliminado pelos rins. Portanto, é importante urinar com frequência no período de espera.
Com a bexiga totalmente vazia, o paciente terá uma série de imagens adquiridas num período de 20 a 40 minutos, podendo ter imagens adicionais requisitadas 24 horas após o exame se houver alguma suspeita.
Quando o exame de fluxo sanguíneo das extremidades é contraindicado?
O exame não é recomendado para mulheres grávidas, gestantes e em período de amamentação.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!