Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Tratamento de Tumores Neuroendócrinos
Tratamento de Tumores Neuroendócrinos
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Tratamento Com Octreotato (Lutecio-177)
O que é Tratamento de Tumores Neuroendócrinos?
O Tratamento de Tumores Neuroendócrinos é feito pelo médico especialista, pois este tipo de tumor pode atingir diversas regiões e órgãos, uma vez que o sistema neuroendócrino é responsável por regular algumas funções no organismo, como respiração e digestão.
Para o melhor tratamento dos tumores neuroendócrinos é preciso realizar exames laboratoriais e, depois da cura, acompanhamento constante para verificar se a doença não voltou.
O diagnóstico precoce da doença garante tratamento eficaz, portanto fique alerta a sintomas gerais:
- Vermelhidão no rosto ou pescoço;
- Diarreia, inclusive no período noturno;
- Falta de ar;
- Taquicardia e palpitações;
- Pressão alta;
- Fadiga e fraqueza;
- Dor abdominal, cólicas, sensação de saciedade, ganho ou perda de peso inexplicável;
- Tosse e chiado;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Lesões na pele, manchas na pele, pele fina; e
- Níveis alterados de glicose no sangue.
Como é feito o exame Tratamento de Tumores Neuroendócrinos?
O exame para Tratamento de Tumores Neuroendócrinos pode ser feito de diversas maneiras. Por vezes mais de um exame é necessário para definir o tipo de tumor, localização, dentre outro fatores para se chegar ao diagnóstico e tratamento ideal. Assim, os exames de sangue são os primeiros a serem solicitados.
Em seguida, solicita-se endoscopia e colonoscopia. Deve=se fazer o anatomopatológico dos tecidos suspeitos que são removidos por biópsia, usando uma agulha.
Outros exames de imagem também podem ser solicitados, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Para que serve o Exame Tratamento de Tumores Neuroendócrinos?
O Exame Tratamento de Tumores Neuroendócrinos serve para identificar o tratamento ideal para cada tipo de tumor neuroendócrino. Os exames podem ser feitos em conjunto para que o médico consiga maior precisão diagnóstico e possa recomendar o melhor tratamento para o tumor neuroendócrino. Entre os tratamentos mais comuns, consideram-se:
- Cirurgia: diversos métodos cirúrgicos para retirada do tumor ou redução de seu tamanho;
- Radioterapia: irradiação do tumor, que promove redução do tamanho ou desaparecimento do tumor;
- Radiologia intervencionista: Ondas de rádio de alta frequência usadas para aquecer o tumor;
O seu médico especialista sabe o melhor tratamento para seu caso, munido de resultados de exames laboratoriais, sua história e sintomas.
Preparativos para o exame
Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 6 horas no departamento de medicina nuclear.
Jejum: não há necessidade de jejum para este tratamento.
Contraindicações: a terapia é contraindicada para gestantes e lactantes.
Exames Anteriores: trazer exames anteriores e relatórios médicos pertinentes ao caso, incluindo exames de imagem prévios (se possível com acesso às imagens em CD, DVD ou webportal) e exames laboratoriais.
Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto), além de uma lista com todos os medicamentos utilizados na rotina. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e por, razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o Tratamento de Tumores Neuroendócrinos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!