Home / - Exames e Procedimentos /
- Raio X Contrastado /
- Raio-X de Colangiografia Transcutânea
Raio-X de Colangiografia Transcutânea
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Colangiografia Transcutanea
O que é Raio-X de Colangiografia Transcutânea?
O Raio-x é um dos exames de imagens mais comuns e solicitados pelos médicos devido a sua acessibilidade, baixo custo e por não precisar, em geral, de preparo prévio.
Uma das variações deste exame é o raio-X contrastado, que é uma exame de raio-X convencional, mas no qual o paciente recebe uma dose de medicamento via oral ou injetado na veia, que irá depender da região examinada. Esse medicamento permite que o médico visualize as estruturas corporais do paciente com mais detalhes e clareza.
No caso do Raio-X de Colangiografia Transcutânea, o exame combina essas técnicas raio-X e aplicação de contraste que permitem estudo completo das vias biliares e fígado.
Como é feito o exame Raio-X de Colangiografia Transcutânea?
Para que o exame de Raio-X de Colangiografia Transcutânea seja realizado, o paciente recebe uma dose de contraste, aplicado com injeção diretamente no abdômen onde fígado e vias biliares estão localizadas.
Em seguida, é encaminhado para o raio-X, que emite um feixe de partículas que atravessam o corpo em diferentes velocidades e com maior ou menor facilidade. O feixe de partículas deixa impressões em uma chapa, resultando numa “fotografia” das estruturas.
O osso ganha determinada impressão, enquanto tecidos moles e conteúdo líquido geram outras marcas, permitindo visualizar seu interior.
Para que serve o Exame Raio-X de Colangiografia Transcutânea?
O exame de Raio-X de Colangiografia Transcutânea serve, principalmente para o estudo das vias biliares, permitindo diagnóstico de obstruções, cálculos nas vias biliares e presença de tumores na árvore biliar.
Estreitamentos nas vias biliares, além de dilatações também podem ser observadas com Raio-X de Colangiografia Transcutânea.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!