Home / - Exames e Procedimentos /
- Ultrassonografia /
- Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden
Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden
Atualizado em:
Publicado em:
O que é Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?
O ultrassom é um tipo de exame de imagem, indolor e não invasivo, que permite ao médico observar as estruturas do corpo humano. Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desses ecos forma imagens que são visualizadas pelos médicos examinadores em tempo real.
No caso da Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o exame avalia os órgãos e estruturas presentes na porção superior do abdome (ex.: pâncreas, fígado, vesícula biliar) dando um enfoque maior à vesícula biliar. A chamada prova de Boyden é uma fase complementar que permite estudar o esvaziamento e a contração da vesícula biliar.
Como é feito o exame Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?
Para o exame de Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o paciente deverá fazer jejum de aproximadamente 6 horas, para que a vesícula biliar esteja bem cheia na hora do exame. Siga todas as recomendação de seu médico no preparo para a Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden.
Na chamada Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o paciente deita-se em uma maca, de barriga para cima.
O médico examinador deverá avaliar os órgãos e estruturas do abdômen superior, dando enfoque aos aspectos da vesícula biliar (como volume, espessura da parede, presença ou ausência de cálculos).
Para realizar o exame o médico aplica um gel no local do exame para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom e também auxiliar na produção das imagens.
Após a avaliação inicial, será realizada a prova de Boyden. Para isso, o paciente vai precisar ingerir algum alimento rico em gorduras (ex: leite integral, chocolate). Verifique no local onde for fazer o exame se é necessário levar o alimento ou se será fornecido.
A prova de Boyden consiste na nova avaliação da vesícula biliar um tempo após a ingestão dos alimentos gordurosos a fim de comparar as características da vesícula biliar antes e após estímulo.
Para que serve o Exame Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?
O exame de Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden permite avaliar os órgãos e estruturas do abdômen superior, com enfoque ao funcionamento da vesícula, sendo solicitado, principalmente, para avaliar a motilidade da vesícula biliar.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!