Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Rast Milho F8
Rast Milho F8
Sinônimos
- Rast Milho F8
- Ige Específico para Milho
- Teste de Alergia Ao Milho
- Zea Mays Ige
- Alérgeno Específico F8 Milho
- Rast para Milho
- Immunocap para Milho F8
- Rast Cereais Fx3
- Teste de Alergia Ao Milho
O que é o exame RAST Milho (F8)?
É um teste laboratorial que identifica a presença de anticorpos IgE específicos contra proteínas do milho, o principal ingrediente de diversos produtos e receitas, como fubá, amido, pipoca, cuscuz, pamonha e canjica. Desta forma, trata-se de uma ferramenta importante no diagnóstico de alergias alimentares.
A IgE (imunoglobulina E) é produzida pelo sistema imunológico em resposta a alérgenos e agentes infecciosos. No caso de pessoas hipersensíveis ao milho, a exposição a esse alimento e seus derivados pode levar o organismo a produzir tais anticorpos, o que provoca reações alérgicas leves, moderadas ou graves.
Para que serve o exame RAST Milho (F8)?
O RAST Milho (F8) tem como principal objetivo detectar alergia ao milho, com o objetivo de confirmar se o paciente apresenta uma hipersensibilidade imunológica ao alimento e seus derivados. Ele também é essencial para orientar o tratamento adequado, com medidas como a eliminação deste ingrediente da dieta e o uso de antialérgicos.
Como é feito o exame RAST Milho (F8)?
O procedimento é simples: realiza-se uma coleta de sangue venoso do paciente e a amostra é então analisada em laboratório para verificar a presença e a quantidade de IgE específica para o alérgeno “F8”, correspondente ao milho. Os resultados normalmente são disponibilizados dentro de poucos dias.
Ao contrário do teste cutâneo, o RAST não exige que o paciente entre em contato direto com o alérgeno, o que torna o exame mais seguro, especialmente para pessoas com histórico de reações alérgicas graves.
Quando é solicitado o exame RAST Milho (F8)?
O RAST Milho (F8) geralmente é indicado quando há suspeita de alergia alimentar ao milho. Os sintomas mais frequentes incluem coceira intensa, manchas na pele, inchaço na boca e/ou nos olhos, dificuldade respiratória e problemas gastrointestinais após consumir o alimento e seus derivados.
Quais doenças o exame RAST Milho (F8) pode diagnosticar?
O RAST Milho (F8) é utilizado para identificar a alergia ao milho, uma condição imunológica em que o organismo reage de forma exagerada às proteínas do alimento.
Quais são os valores de referência do exame RAST Milho (F8)?
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente são considerados “indetectáveis” quando inferiores a 0,10 kU/l. Acima disso, os resultados podem ser classificados como baixo, moderado, alto ou muito alto, de acordo com a concentração de IgE detectada e os critérios estabelecidos para cada classe de reatividade alérgica.
Qual especialista pode solicitar o exame RAST Milho (F8)?
O exame é frequentemente solicitado por alergistas e imunologistas. No entanto, outros médicos especialistas podem indicá-lo em caso de suspeita de alergia ao milho, como pediatras, gastroenterologistas e dermatologistas.
Preparativos para o exame
Em geral, não há necessidade de nenhuma preparação especial para realizar o exame RAST Milho (F8). Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (79) 2107-1000 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (79) 2107-1000.
Horários e locais
Unidade de Coleta São Lucas
Segunda a Sexta 06:00 às 18:00 – Sábado 06:00 às 10:00 – Domingo e feriado sem funcionamento
Rua Campo do Brito, 794, Salgado Filho – Aracaju – SE. CEP 49015-170
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!