Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Proteína S Livre
Proteína S Livre
Publicado em:
Sinônimos
- Proteína S Livre
- Dosagem de Proteína S Livre
- Fração Livre do Cofator da Proteína S
- Elisa para Proteína S Livre
- Imunoensaio para Proteína S Livre
O que é o exame de proteína S livre?
A proteína S livre é a fração biologicamente ativa da proteína S, que atua como cofator da proteína C na inibição de fatores da coagulação, ajudando a controlar a formação de coágulos no sangue. Diferentemente da proteína S total, a dosagem da fração livre é mais específica para avaliar deficiências funcionais.
Para que serve o exame?
O exame de proteína S livre serve para detectar deficiências hereditárias ou adquiridas dessa proteína, que podem predispor o paciente à formação anormal de coágulos sanguíneos (eventos trombóticos). Ele é especialmente útil em conjunto com a dosagem de proteína S total e outros exames de trombofilia.
Baixa proteína S livre: o que significa?
Níveis baixos de proteína S livre indicam uma deficiência que pode ser de origem genética (hereditária) ou adquirida. Essa deficiência aumenta o risco de eventos trombóticos como:
- Trombose venosa profunda;
- Embolia pulmonar;
- Abortos espontâneos recorrentes;
- Trombose arterial em casos raros.
As causas adquiridas incluem uso de anticoagulantes, gravidez, uso de anticoncepcionais, doenças hepáticas, infecções graves, síndrome nefrótica e deficiência de vitamina K.
Quais são os valores de referência?
Os valores de referência podem variar entre os laboratórios, mas normalmente situam-se em torno de:
- Masculino: 69 a 123 %;
- Feminino: 52 a 118 %.
O exame precisa de preparo?
Não há necessidade de jejum, mas é importante comunicar da interrupção de medicamentos anticoagulantes, se indicado pelo médico. É necessário informar o uso de anticoncepcionais, gravidez ou histórico de eventos trombóticos recentes.
Esses fatores podem interferir na interpretação dos resultados.
Qual especialista pode solicitar?
O exame pode ser solicitado por hematologistas, angiologistas, clínicos gerais, ginecologistas e reumatologistas.
A interpretação do exame deve ser feita por um médico, levando em conta o histórico clínico e outros exames complementares. Em caso de deficiência confirmada, pode ser necessário o acompanhamento regular e medidas preventivas para evitar complicações.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3386-1100 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3386-1100.
Horários e locais
Centro de Diagnóstico – Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco
Segunda a Sábado – 07h às 12h / Domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Corta Vento, 26 – Tatuapé – São Paulo – SP – Cep 03313-010
Centro Médico Francisco Marengo – Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco
Segunda a Sábado – 07h às 12h / Domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Francisco Marengo, 1312 – Anália Franco, São Paulo. SP Cep 03313-001
Clinivac – Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco
Segunda a Sábado – 07h às 12h / Domingos e feriados sem funcionamento.
Rua Francisco Marengo, 1429. Anália Franco – São Paulo – SP. Cep 03313001
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!