Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- 17 Oh Corticosteroides, Urina 24h
17 Oh Corticosteroides, Urina 24h
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- 17-Hidroxicorticosteroides Urinários
- 17-OHCS na Urina
- 17-Hidroxicorticoides Urinários
- 17-Hydroxycorticosteroids
- Urine 24h
O que é o exame de 17-OH Corticosteroides na urina de 24 horas?
Este exame mede a quantidade de 17-hidroxicorticosteroides (17-OHCS) excretados na urina ao longo de 24 horas. Os 17-OHCS são produtos resultantes da degradação do cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas adrenais. A análise desses metabólitos auxilia na avaliação da função adrenal e na detecção de distúrbios hormonais.
Para que serve o exame?
É indicado para:
- Auxiliar no diagnóstico da síndrome de Cushing, caracterizada pelo excesso de produção de cortisol;
- Investigar a doença de Addison, que envolve a deficiência na produção de hormônios adrenais;
- Avaliar hiperplasia adrenal congênita, relacionada a deficiências enzimáticas que afetam a síntese de hormônios;
- Monitorar a função das glândulas adrenais em casos de tumores ou outras condições que alterem a produção hormonal.
Valores elevados de 17-hidroxicorticosteróides podem ainda indicar produção excessiva de cortisol, enquanto valores reduzidos podem sugerir insuficiência adrenal ou hipopituitarismo.
Como o exame de 17-OH Corticosteroides na urina de 24 horas é feito?
A coleta envolve armazenar toda a urina excretada em um período de 24 horas em um recipiente fornecido pelo laboratório. Após o procedimento, a amostra é enviada para análise da concentração hormonal.
É importante seguir as orientações específicas fornecidas pelo laboratório, pois alguns podem solicitar o uso de conservantes ou outras instruções particulares.
O exame precisa de preparo?
O exame deve ser realizado da seguinte forma:
- Pela manhã, ao acordar, esvazie completamente a bexiga e despreze esta primeira urina. Registre o horário como início do período de coleta; A partir desse momento, recolha toda a urina eliminada ao longo do dia e da noite no frasco fornecido pelo laboratório, inclusive a primeira urina da manhã seguinte (no mesmo horário em que foi iniciado o período de coleta);
- Armazene o frasco em local refrigerado (geladeira) durante todo o período de coleta, para preservar a amostra;
- Ao finalizar a coleta, registre o horário como fim do período de coleta.
Mulheres devem evitar a coleta durante o período menstrual, a menos que seja orientado de outra forma pelo médico. Além disso, é importante informar ao profissional de saúde sobre o uso de medicamentos.
Preparativos para o exame
O exame deve ser realizado da seguinte forma:
- pela manhã, ao acordar, esvazie completamente a bexiga e despreze esta primeira urina. Registre o horário como início do período de coleta;
a partir desse momento, recolha toda a urina eliminada ao longo do dia e da noite no frasco fornecido pelo laboratório, inclusive a primeira urina da manhã seguinte (no mesmo horário em que foi iniciado o período de coleta); - armazene o frasco em local refrigerado (geladeira) durante todo o período de coleta, para preservar a amostra;
- ao finalizar a coleta, registre o horário como fim do período de coleta.
Mulheres devem evitar a coleta durante o período menstrual, a menos que seja orientado de outra forma pelo médico. Além disso, é importante informar ao profissional de saúde sobre o uso de medicamentos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010.
Horários e locais
Hospital e Maternidade São Luiz Guarulhos
Segunda a sábado – 07h às 13h / Domingo e feriados não tem atendimento
Av. Tiradentes, 1803 – Jardim Guarulhos – SP. CEP 07090-000
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!