Hospital e Maternidade São Luiz Guarulhos
Clique ao lado para ativar

Publicado em:

Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • Hemograma Pré-Quimioterapia
  • Exame de Sangue Antes da Quimioterapia

O que é o Hemograma Pré-quimioterapia?

O hemograma é um exame laboratorial que analisa os principais componentes do sangue: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Quando feito antes das sessões de quimioterapia, seu objetivo é verificar se os valores sanguíneos estão dentro dos limites seguros para iniciar ou continuar o tratamento.

Para que serve o Hemograma Pré-quimioterapia?

A principal finalidade do exame é avaliar se o paciente apresenta condições adequadas para receber a quimioterapia com segurança, além de monitorar possíveis efeitos colaterais desse tratamento.

Como é feito o Hemograma Pré-quimioterapia?

O Hemograma Pré-quimioterapia é feito por meio de uma coleta de sangue venoso, geralmente retirada do braço. O material é analisado em laboratório para realizar a dosagem de elementos como hemácias, hematócritos, leucócitos e linfócitos.

Quando é solicitado o Hemograma Pré-quimioterapia?

O hemograma costuma ser solicitado antes de cada ciclo de quimioterapia, ou de acordo com a necessidade de monitoramento estabelecido pelo médico. A frequência pode variar conforme a doença, a fase do tratamento e a resposta do organismo.

Quais doenças o Hemograma Pré-quimioterapia pode diagnosticar?

Embora seu foco seja avaliar o estado de saúde do paciente antes da quimioterapia e monitorar o tratamento, o hemograma pode auxiliar na detecção de condições como anemias, infecções, linfomas e distúrbios da medula óssea.

Quais são os valores de referência do Hemograma Pré-quimioterapia?

Os valores de referência do Hemograma Pré-quimioterapia podem variar conforme o laboratório, o sexo e a idade do paciente. Confira os valores de referência gerais abaixo.

  • Hemácias: 3.9 a 5.4 milhões/ µL (mulheres) ou 4.2 a 5.9 milhões/ µL (homens).
  • Hemoglobina: 12 a 16 g/dL (mulheres) ou 13 a 18 g/dL (homens).
  • Hematócrito: 35% a 47% (mulheres) ou 38% a 52% (homens).
  • VCM: 80.0 a 100.0 fL.
  • HCM: 27.0 a 32.0 pg.
  • CHCM: 31.0 a 36.0 g/dL.
  • RDW: 10.0% a 16.0%.
  • Leucócitos totais: 4.000 a 11.000/mm³.
  • Linfócitos: 900 a 4000/ µL.
  • Monócitos: 100 a 1000/ µL.
  • Eosinófilos: 0 a 500/ µL.
  • Basófilos: 0 a 200/ µL.
  • Plaquetas: 150.000 a 450.000 µL (mulheres) ou 140 000 a 450 000 µL (homens).

Esses parâmetros ajudam o médico a definir se é seguro prosseguir com a quimioterapia ou se é necessário adiar ou ajustar o tratamento.

Qual especialista pode solicitar o Hemograma Pré-quimioterapia?

O oncologista é o principal responsável por solicitar o Hemograma Pré-quimioterapia. Em alguns casos, hematologistas e outros médicos envolvidos no cuidado do paciente também podem pedir o exame.

Preparativos para o exame

Normalmente, não é necessário jejum ou preparo especial para a realização do Hemograma Pré-quimioterapia. No entanto, é importante seguir as orientações do médico e do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010.

Horários e locais

Hospital e Maternidade São Luiz Guarulhos

Segunda a sábado – 07h às 13h / Domingo e feriados não tem atendimento
Av. Tiradentes, 1803 – Jardim Guarulhos – SP. CEP 07090-000

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!