Home / - Exames e Procedimentos /
- Ultrassonografia /
- Elastografia de Mama
Elastografia de Mama
Atualizado em:
Publicado em:
O que é Elastografia de Mama?
A elastografia de mama é um exame de imagem não invasivo, que utiliza as técnicas do exame de ultrassom convencional acoplado a um software. Sua finalidade é avaliar a compressibilidade (dureza) de diferentes áreas da mama. A técnica pode também ser aplicada em outros tecidos do corpo humano.
O exame é capaz de fornecer mais informações sobre lesões mamárias que outros normalmente realizados nesses casos, como a ultrassonografia e a mamografia. Isso significa que a elastografia de mama pode ser capaz de ajudar a caracterizar lesões benignas e, assim, diminuir o número de biópsias realizadas em tumores benignos.
Como é feita a Elastografia de Mama?
A elastografia de mama é realizada utilizando os mesmos princípios de um exame convencional de ultrassonografia.
Durante o exame, a paciente permanece deitada em uma maca em decúbito dorsal (de barriga para cima), com o braço atrás da cabeça – um de cada vez e do mesmo lado da mama que está sendo examinada. Enquanto isso, o médico utiliza um pequeno aparelho (transdutor), deslizando-o sobre a mama da paciente.
O médico aplica um gel na mama no decorrer do exame para permitir que o equipamento deslize com maior facilidade. O software vai então analisar, quadro a quadro, quaisquer deformidades no tecido mamário, mostrando “moleza” ou “dureza” por meio de leve compressão.
As imagens das estruturas anatômicas aparecem em tempo real na tela para o médico, podendo ser coloridas ou não. O exame é indolor e não invasivo.
Para que serve o Exame Elastografia de Mama?
Após realização do exame, que leva em conta a elasticidade de cada parte da mama, é possível dizer se o nódulo a lesão existente possui características malignas ou benignas.
A elastografia mamária é um exame complementar. Portanto, seu resultado deverá ser interpretado e utilizado em conjunto com o exame físico da paciente, com as queixas clínicas e com os achados de ultrassom convencional. Somente após a avaliação completa, o médico poderá chegar a um diagnóstico.
Qual é o preparo para a Elastografia de Mama?
A elastografia de mama não necessita de jejum ou preparo para sua realização. No dia da realização do exame, é importante não se esquecer de levar exames de imagem prévios, referentes à mama.
Preparativos para o exame
- CHEGADA: 30 minutos antes do horário agendado.
- DURAÇÃO: até 15 minutos por segmento.
- JEJUM: não é necessário.
- CONTRAINDICAÇÕES: não há.
- EXAMES ANTERIORES: se houver exames de imagens anteriores relacionados ao problema atual, leve-os.
- OUTRAS INFORMAÇÕES: é necessário levar consigo documentos essenciais, como pedido médico original assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo do exame de Elastografia de Mama.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3543-1010.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!