Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Hematócrito
Hematócrito
Publicado em:
Sinônimos
- Hematócrito
- Percentual de Hemácias no Sangue
- Glóbulos Vermelhos
- Hemácias
- Série Vermelha
O que é o exame de hematócrito?
O hematócrito (Hct) é um exame laboratorial que mede a porcentagem de glóbulos vermelhos (hemácias) em relação ao volume total de sangue. Essas células são responsáveis por transportar oxigênio para todo o corpo, e seu equilíbrio é essencial para a saúde.
Para que serve o exame de hematócrito?
Este exame é útil na investigação de diversas condições de saúde, especialmente quando há suspeita de anemia, sangramentos, desidratação ou doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Ele também pode ser solicitado para avaliar o estado nutricional ou monitorar o tratamento de determinadas doenças.
O que significa hematócrito baixo?
Valores reduzidos de hematócrito podem indicar: anemia; diminuição dos níveis de ferro, vitamina B12 ou ácido fólico; sangramentos internos ou externos; hidratação excessiva; leucemia. Durante a gestação, um hematócrito baixo pode sinalizar anemia gestacional, que deve ser acompanhada de perto para evitar riscos à mãe e ao bebê.
O que significa hematócrito alto?
O aumento do hematócrito geralmente está associado à diminuição da quantidade de líquido no sangue, como ocorre na desidratação. Outras causas incluem: doenças pulmonares crônicas; cardiopatias congênitas e policitemia (produção excessiva de glóbulos vermelhos).
Quais são os valores de referência para o exame de hematócrito?
O resultado do hematócrito é apresentado em forma de porcentagem e ajuda a entender como está a composição do sangue, levando em conta sintomas, histórico clínico e outros exames. Os valores normais seguem os seguintes intervalos:
- Mulheres: 35 a 45% (grávidas: 34 a 47%);
- Homens: 40 a 50%;
- Crianças a partir de 1 ano: 37 a 44%.
Qual especialista pode solicitar este exame?
O exame de hematócrito pode ser solicitado por diversos profissionais, como clínicos gerais, ginecologistas/obstetras (especialmente durante o pré-natal), pediatras, pneumologistas e hematologistas.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 .
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!