UDI Hospital
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

O que é Audiometria?

Também chamado de teste de audiometria, o exame de audiometria é um tipo de teste que visa avaliar a possibilidade de perda auditiva em pacientes de diversas idades.

Como é feita a Audiometria?

Realizada por profissionais qualificados em sua condução, requer o uso de equipamentos de tecnologia avançada para que o resultado diagnóstico seja preciso.

O exame é realizado em uma cabine de isolamento acústico, em que o paciente entra e fica sentado. Do lado de fora, um fonoaudiólogo toca diferentes tons, e o paciente deve sinalizar quando consegue escutar o tom.

A audiometria já se faz muito importante nos primeiros dias de vida, por meio do teste da orelhinha, indicado para verificar se o recém-nascido está com suas capacidades auditivas aptas.

A repetição deve ocorrer em diversas fases da vida, sobretudo se há atuação profissional em locais em que há incidência elevada de barulhos ou na ocorrência de recorrências de infecção – a famosa otite.

Um ponto de atenção, no adulto principalmente, é que há doenças congênitas, hereditárias e/ou degenerativas que levam à perda auditiva, que, por sua vez, é tão progressiva que se torna imperceptível no dia a dia. Ou seja, é comum  que o paciente só perceba que já não está com a audição tão aguçada quando já possui  um grande comprometimento – em alguns casos, até irreversível.

Portanto, atenção, em caso de suspeita de perda auditiva, um médico (preferencialmente um otorrinolaringologista) deverá ser consultado para avaliação e tratamento mais indicado para  cada caso.

Tipos de Audiometria

Existem quatro tipos de exame de audiometria. Entre eles estão:

Audiometria tonal: Caso o paciente não consiga ouvir determinados ruídos e tons sonoros, o fonoaudiólogo avalia seu tipo de perda auditiva, de deficiência e se há ou não a necessidade de adotar medidas para corrigir essa perda, além de testes adicionais para confirmar se há privação auditiva.

Audiometria vocal: visa avaliar a capacidade de o paciente compreender a fala humana. O teste é indolor e não requer nenhum tipo de preparo, a não ser evitar lugares muito ruidosos (como shows e festas) no dia anterior ao exame.

Audiometria infantil condicionada: costuma ser realizada em crianças de até 4 ou 5 anos. Nesse exame o profissional observa as diversas reações dos pequenos  durante o procedimento.

Audiometria comportamental: em geral é realizada em crianças de 0 a 2 anos e, por meio do exame, o médico responsável avalia e observa o comportamento dos pequenos diante de um estímulo sonoro.

Quais profissionais podem realizar exame de audiometria?

Geralmente, os fonoaudiólogos são os profissionais habilitados para realizar o exame audiométrico.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3216-7900 .

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!