Quem está tentando engravidar ou suspeita de uma gestação costuma prestar atenção em cada mudança do corpo. Um dos primeiros sinais é a nidação, que pode causar sintomas discretos, como um leve sangramento ou cólicas leves, e muitas vezes é confundida com o início do ciclo menstrual.
Mas afinal, o que é a nidação, quando ocorre e como diferenciá-la da menstruação? Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema.
O que é e quando ocorre a nidação?
A nidação é o processo em que o embrião se fixa no endométrio, a camada que reveste o interior do útero. Esse fenômeno geralmente ocorre entre 10 e 14 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.
Como é o sangramento de nidação?
O sangramento de nidação é geralmente leve e de curta duração, com coloração rosada ou amarronzada, que pode vir acompanhado de sintomas como cólicas leves, inchaço nos seios e náuseas.
Como saber se é nidação ou menstruação?
Em comparação ao sangramento da menstruação, o volume da nidação costuma ser bem menor, com uma cor mais clara e duração de poucos dias.
Quanto tempo dura a nidação?
Normalmente, a nidação tem duração de até 3 dias.
A nidação ocorre quantos dias antes da menstruação?
Em média, a nidação ocorre de 6 a 10 dias após a ovulação, enquanto a menstruação costuma acontecer por volta de 14 dias depois da ovulação. Por isso, podemos dizer que a nidação acontece cerca de 4 a 8 dias antes da data esperada da menstruação, mas esse intervalo pode variar para cada pessoa.
É possível ter nidação no dia da menstruação?
A nidação geralmente ocorre alguns dias antes da data prevista para a menstruação, e não exatamente no mesmo dia em que o ciclo deveria começar.
O que acontece depois da nidação?
Após a nidação, o corpo começa a produzir o hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana), que marca o início da gestação. A partir disso, o embrião inicia seu desenvolvimento e a mulher apresenta os primeiros sintomas de gravidez.
Toda gravidez tem sangramento de nidação?
Embora toda gestante passe pelo processo de nidação, o sangramento não ocorre em todos os casos. Se você suspeita que está grávida, é fundamental realizar o teste de gravidez, além de buscar orientação médica para esclarecer qualquer dúvida e, se necessário, iniciar o acompanhamento adequado.
A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!