Ablação
A ablação é um tratamento minimamente invasivo guiado por ultrassonografia ou tomografia realizado pelo intervencionista oncológico que acarreta na destruição térmica, química ou elétrica de um tumor benigno ou maligno. Existem diferentes tipos de ablação, dependendo do órgão e do método utilizados.
Ablação por radiofrequência ou micro-ondas
A ablação por radiofrequência ou por micro-ondas são métodos comumente usados durante a ablação de tumores de fígado, rins, pulmão e ossos. Nesse processo, a energia é aplicada no tecido-alvo, aquecendo-o e destruindo as células tumorais, bem como uma margem de segurança de tecido saudável que circunda o tumor. Esse procedimento é seguro e eficaz, com finalidade curativa.
Indicações
O tratamento se aplica a tumores primários de fígado, pulmão e rim, bem como metástases para esses sítios, Os tumores menores que 3 cm são os que apresentam melhores resultados terapêuticos, com resultados de cura das lesões semelhantes a ressecção cirúrgica aberta ou robótica, porém com o menores taxas de complicação e maior preservação da função do órgão acometido.
Riscos
Como qualquer procedimento médico, existem riscos associados à ablação. No entanto, os riscos são geralmente baixos e controláveis, e os benefícios superam amplamente as complicações potenciais. O principal risco é sangramento, porém inferior a 0,5% dos casos.
Recuperação após ablação
A recuperação após ablação costuma ser bastante rápida e tranquila, O paciente permanece internado por 24 h na grande maioria dos tratamentos, podendo dirigir e caminhar normalmente no dia seguinte ao procedimento, Após 5 dias, os pacientes estão aptos a realizar atividades físicas.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or, a maior empresa de saúde privada da América Latina, formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar ao paciente com câncer os mais elevados padrões de excelência médica, além de um ambiente acolhedor e suporte humanizado. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma extensa rede de clínicas, um corpo clínico de médicos especializados nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia, além de equipes multidisciplinares que trabalham em plena atuação em todas as linhas de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionando maior agilidade no diagnóstico e mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.