A Ressonância Magnética (RM) do Crânio, também chamada de RM de Encéfalo, é um exame de imagem altamente preciso que permite avaliar o cérebro e suas estruturas. É indicada para investigar dores de cabeça, convulsões, AVCs, tumores, esclerose múltipla e outras condições neurológicas. O procedimento é seguro, indolor e não utiliza radiação ionizante.
A ressonância magnética do crânio (encéfalo) é um exame indolor e não invasivo que tem como enfoque a cabeça, sendo recomendado para pacientes que sofreram traumatismo e acidentes, ou como exame de rotina, para avaliação de sintomas como dor de cabeça ou outros.
O exame de ressonância magnética do crânio (encéfalo) é realizado na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, responsáveis por criar um campo magnético que permite a composição de imagens. Além disso, outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
O exame de ressonância magnética do crânio (encéfalo) serve para diagnosticar algumas doenças e condições, como aneurismas e anormalidades vasculares, acidentes vasculares cerebrais (AVC), mal de Parkinson e Alzheimer, e tumores. O exame também permite o estudo da evolução de condições degenerativas, como a esclerose múltipla.
Além disso, a ressonância magnética do crânio (encéfalo) pode avaliar alterações congênitas, doenças da hipófise e malformações.
O exame dura entre 20 e 40 minutos, podendo se estender conforme o protocolo adotado ou o uso de contraste. O tempo total no serviço pode ser um pouco maior, considerando preparação e liberação.
Não. A RM é um exame não invasivo e indolor. Não é comum sentir dor após sua realização. Qualquer sintoma incomum deve ser comunicado ao médico.
Não há restrições alimentares após a RM, exceto em casos de sedação ou uso de contraste — quando o jejum deve ser retomado conforme orientação médica. Fora essas situações, a alimentação pode seguir normalmente.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 11 2121-1000.