A Cintilografia do Miocárdio Perfusão é um exame de medicina nuclear utilizado para avaliar a circulação sanguínea no músculo cardíaco, tanto em repouso quanto sob estresse. Ele auxilia no diagnóstico de doenças cardíacas, como isquemia e infarto, sendo fundamental para decisões clínicas e cirúrgicas.
É um exame que utiliza uma substância radioativa injetada na corrente sanguínea para gerar imagens do coração, avaliando como o sangue irriga o músculo cardíaco em repouso e sob estresse.
Entre 3 e 6 horas, pois é realizado em duas etapas: repouso e estresse, com intervalos para captação das imagens.
Os riscos são mínimos, mas podem incluir efeitos do medicamento usado para simular o estresse cardíaco, como sensação de calor, dor no peito, tontura, queda de pressão, falta de ar ou enjoo. Reações graves são raras.
É fundamental seguir as recomendações médicas, informar ao profissional de saúde sobre possíveis alergias e doenças respiratórias, além de comunicar o uso de medicamentos cardíacos, pois alguns deles podem precisar ser suspensos antes do exame.
No dia da cintilografia, evite alimentos gordurosos, produtos com cafeína e utilize roupas confortáveis, apropriadas para a realização de exercícios, caso necessário.
O valor pode variar conforme a região e a unidade. Em clínicas particulares, o preço pode partir de R$ 2.090,00, mas recomenda-se consultar diretamente a unidade escolhida para informações atualizadas. Planos de saúde cobrem o exame, porém é importante verificar previamente a cobertura e eventuais exigências junto à operadora.
O paciente recebe uma injeção do radiofármaco, seguido de imagens em repouso. Depois, é administrado um medicamento para acelerar o coração (ou realizado esforço físico), e novas imagens são captadas para comparar as duas situações.
O exame está disponível em hospitais e clínicas de medicina nuclear, como as unidades da Rede D’Or, presentes em vários estados do Brasil.
Para identificar áreas do coração com circulação sanguínea inadequada, diagnosticar isquemia, infarto, avaliar riscos pré-operatórios e monitorar tratamentos cardíacos.
O exame não é indicado para gestantes e lactantes devido ao uso de radiofármacos, além de exigir avaliação médica em casos de alergias ou doenças respiratórias graves.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 1 hora no departamento de Medicina Nuclear.
Jejum: Não há necessidade de jejum, mas é recomendado fazer uma refeição leve antes do exame, além de não consumir alimentos, bebidas ou medicamentos com cafeína nas 24 horas anteriores ao horário agendado.
Contraindicações: para gestantes e mulheres em período de amamentação, a indicação clínica do exame deve ser discutida com o médico solicitante e a equipe de Medicina Nuclear. Nesses casos, é necessária a carta de ciência do solicitante.
Exames Anteriores: Trazer exames anteriores e relatórios médicos pertinentes ao caso, incluindo exames de imagens prévios (se possível com acesso às imagens em CD, DVD ou webportal) e exames laboratoriais.
Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto), além de uma lista com todos os medicamentos utilizados na rotina. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e por, razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Cintilografia do Miocárdio Perfusão (Estresse Físico).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.