O exame de imagem permite a análise de alterações anatômicas e funcionais na glândula prostática e órgãos adjacentes.
A Ressonância Magnética do Abdome Total para Avaliação da Próstata é um exame de imagem de alta precisão que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas da região abdominal e da próstata. Ele permite a análise de alterações anatômicas e funcionais na glândula prostática e órgãos adjacentes.
O exame é indicado para avaliar condições prostáticas, como tumores, inflamações, hiperplasia prostática benigna (HPB) e anomalias estruturais. Ele auxilia na detecção precoce do câncer de próstata, na orientação do melhor sítio para biópsia para o diagnóstico definitivo, no estadiamento da doença, no acompanhamento e avaliação da resposta ao tratamento, bem como na pesquisa de recidiva ou recorrência locorregional.
O exame é solicitado quando há suspeita clínica de doenças prostáticas, alterações nos níveis de PSA, sintomas urinários persistentes, histórico familiar de câncer de próstata ou para acompanhar a resposta a tratamentos já instituídos.
A ressonância magnética pode diagnosticar câncer de próstata, prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia prostática benigna (HPB), cistos, abscessos e outras alterações estruturais ou funcionais da glândula prostática.
Sim. Existem algumas recomendações a serem seguidas antes do exame para garantir imagens de melhor qualidade.
Os resultados são interpretados por um médico radiologista, que identifica alterações na glândula prostática. O laudo deve ser avaliado pelo médico solicitante, que irá correlacioná-lo com os sintomas clínicos e exames laboratoriais.
Urologistas, oncologistas e outros especialistas podem solicitar o exame conforme a necessidade do paciente.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo conta com hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e atua em serviços complementares, incluindo exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa conduzido por organizações independentes. Hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por instituições brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or também oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, levando a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.