A tomografia computadorizada de bacia traz avaliações de ossos, articulações e dos tecidos moles da região, como tendões, músculos e cartilagem. Esse procedimento tem como objetivo verificar se há presença de tumores, infecções, ferimentos, anomalias congênitas e problemas estruturais da bacia.
Quando a tomografia computadorizada de bacia é feita com contraste, o exame identifica a situação dos vasos sanguíneos, mostrando sua atividade. Além de analisar e observar como está a vascularização dos tecidos normais ou comprometidos.
A tomografia computadorizada de bacia é realizada com o paciente deitado em uma maca. Vale ressaltar que ele deve permanecer imóvel durante todo o exame, já que qualquer movimento pode atrapalhar nas imagens e no consequente diagnóstico.
Não há nenhum preparo específico para a tomografia computadorizada de bacia, no entanto, se for necessária a utilização de contraste no exame, gestantes não poderão realizar o procedimento. Caso a mãe esteja na fase de amamentação do bebê, o leite deverá ser armazenado e utilizado pelas próximas 24 horas.
A tomografia computadorizada de bacia só pode ser feita em crianças a partir dos seis anos e, se ela estiver muito agitada, pode ser necessário o uso de sedativos ou anestesia.
Pacientes que fazem uso de medicamentos para diabetes que possuem cloridrato de metformina, deverão conversar com o médico para avaliar a necessidade de suspensão desses medicamentos, devido ao contraste endovenoso.
O paciente deve ficar em jejum, porém, em um período menor do que quatro horas.
Fontes:
https://lavoisier.com.br/exames/tc-de-bacia/
https://www.fleury.com.br/exames/tomografia-computadorizada-bacia
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.