Com o exame, avalia-se a distribuição da medula óssea pelo corpo, determinando, por exemplo, a presença de inflamação ou infecção na medula óssea.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear e que utiliza compostos levemente radioativos injetados com cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação, é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.
No caso da cintilografia do sistema reticuloendotelial, examina-se a medula óssea, localizada no interior dos ossos e responsável pela produção de células que compõem o sangue, como hemácias, por exemplo e avalia-se a sua distribuição pelo corpo, determinando, por exemplo, a presença de inflamação ou infecção na medula óssea.
Na cintilografia do sistema reticuloendotelial, o paciente recebe injeção endovenosa de medicação levemente radioativa, que se liga ao grupo de células que formam a medula óssea.
Aguarda-se um determinado intervalo de tempo, indicado pelo médico, e retorna-se à clínica para captura das imagens, com máquina de cintilografia, com objetivo de visualizar o interior dos ossos, com enfoque na medula óssea.
O principal objetivo da cintilografia do sistema reticuloendotelial é viabilizar a avaliação da integridade e da distribuição da medula óssea, assim, permitindo o diagnóstico de infecções ou inflamações.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000.