Rede D'Or
Foto do médico Raissa Karen Moraes Dantas
Revisão médicaRaissa Karen Moraes Dantas
CRM SP 21162-0
Pneumologia GeralMedicina do Sono Clínica
Veja o perfil Agende uma consulta
Raissa Karen Moraes Dantas
Revisão médicaRaissa Karen Moraes Dantas
CRM SP 21162-0
Pneumologia GeralMedicina do Sono Clínica
Veja o perfil Agende uma consulta

O que é Apneia do Sono?

A apneia do sono é um distúrbio comum, caracterizado por paradas repetidas da respiração durante o sono, causadas por obstrução parcial ou total das vias respiratórias. Essas interrupções podem durar segundos e se repetir várias vezes por hora. A forma mais comum é a Apneia Obstrutiva do Sono. Estima-se que cerca de 30% da população possa ser afetada, o que compromete a qualidade de vida e pode estar associado a complicações cardiovasculares.

Quais as causas da Apneia do Sono?

As causas incluem obesidade, alterações anatômicas (como amígdalas grandes e queixo retraído), envelhecimento, uso de álcool ou sedativos à noite e fatores genéticos.

Mas é possível ressaltar alguns fatores de risco que aumentam as chances do paciente desenvolver o problema, como:

  • Obesidade;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Idade acima dos 50 anos;
  • Congestão nasal;
  • Língua grande;
  • Pescoço estreito;
  • O uso de medicamentos sedativos.

Quais são os tipos de Apneia do Sono?

De modo geral, existem três tipos de apneia do sono: a apneia obstrutiva do sono, a apneia central do sono e a apneia mista.

  • Na apneia obstrutiva do sono, o paciente apresenta dificuldade de respirar devido a obstruções e bloqueios em suas vias aéreas.
  • Na apneia central, as dificuldades de respiração características da apneia do sono são causadas por mudanças no cérebro do paciente, que afetam o sistema nervoso central, responsável por controlar a respiração. Assim, pacientes que tiveram AVCs ou tumores cerebrais, por exemplo, podem perder a capacidade de regular corretamente o ato de respirar durante a noite.
  • Já a apneia mista combina os dois tipos de apneia do sono, com o paciente apresentando a condição tanto por obstruções em suas vias respiratórias, quanto por problemas em seu sistema nervoso central.

Quais são os sintomas de Apneia do Sono?

Roncos intensos, pausas na respiração durante o sono observadas por um acompanhante, sensação de sufocamento noturno, sonolência excessiva diurna, fadiga, dificuldade de concentração, dor de cabeça ao acordar e irritabilidade.

Na apneia do sono, muitas vezes, o paciente não percebe que deixa de respirar durante a noite. O que ele sente são indicadores como:

  • Roncos intensos;
  • Pausas na respiração durante o sono observadas por um acompanhante;
  • Sensação de sufocamento noturno;
  • Sonolência excessiva diurna;
  • Fadiga;
  • Dificuldades de concentração e de memória;
  • Dor de cabeça ao acordar;
  • Irritabilidade;

Outros sintomas de apneia incluem:

  • Acordar com boca seca;
  • Acordar com dor de garganta;
  • Acordar várias vezes durante a noite, mesmo sem perceber;
  • Levantar muitas vezes para fazer xixi.

Como é feito o diagnóstico da Apneia do Sono?

O diagnóstico é feito pelo médico, a partir do exame clínico, do histórico do paciente e por meio de um exame chamado polissonografia, capaz de identificar alterações no padrão respiratório do paciente enquanto ele dorme.

Em caso de suspeitas de Apneia do Sono, que médico devo procurar?

O otorrinolaringologista e o médico do sono são especialistas aptos a cuidar destes casos.

Como é o tratamento de Apneia do Sono?

O tratamento varia conforme a gravidade da doença e as características do paciente. Pode incluir mudanças de hábito, como perder peso, evitar álcool à noite e dormir de lado. Além disso, há opções de dispositivos, como o aparelho intraoral, que avança levemente a mandíbula para facilitar a passagem de ar. Nos casos mais graves, indica-se o uso do CPAP, que fornece uma pressão contínua às vias respiratórias, mantendo-as abertas durante toda a noite. Em algumas situações, também podem ser indicadas cirurgias.

O diagnóstico da apneia do sono é realizado por meio de avaliação médica e confirmado por exame de polissonografia.
Dormir bem é essencial para a saúde.

Quais soluções a Rede D'Or oferece?

Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a apneia do sono com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.

A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Marque uma consulta com o PNEUMOLOGISTA perto de você! Se você identifica esses sintomas, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia. Agende uma consulta