
CRM - 16282
Infectologia
CRM - 212375
Infectologia
CRM - 200521
Infectologia
CRM - 217612
Infectologia
CRM - 142043
Infectologia
CRM - 12200
Infectologia
CRM - 2004
Infectologia
CRM - 203781
Infectologia

CRM - 210694
Infectologia
A covid-19 é uma doença potencialmente fatal causada por um tipo de coronavírus, denominado SARS-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome que provoca infecções respiratórias. O vírus possui esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, é semelhante ao de uma coroa.
Diversos casos de pneumonia foram identificados na cidade de Wuhan, China, em dezembro de 2019. Estudos identificaram que a doença era causada por um tipo de vírus desconhecido, hoje denominado covid-19.
No entanto, apesar da pandemia instaurada mundialmente nos anos de 2020 e 2021, o coronavírus não é recente, sendo os primeiros coronavírus humanos identificados em 1937. Porém, foi somente em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do seu formato, que é similar ao de uma coroa.
Ele pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae, sendo o sétimo coronavírus a infectar seres humanos.
A transmissão da covid-19 se dá principalmente por meio da inalação de gotículas de saliva e de secreções respiratórias que ficam suspensas no ar quando a pessoa contaminada tosse, fala ou espirra. Além disso, estudos já comprovam que tocar no rosto após o contato com superfícies contaminadas é outra forma importante de transmissão da doença.
Os sintomas de covid-19 podem incluir:
Os sintomas se manifestam de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus, podendo ser confundidos com os de uma gripe comum.
Para a maioria da população, são suportáveis e podem ser facilmente tratados. No entanto, algumas pessoas podem apresentar sintomas graves, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.
Dessa forma, apesar do avanço das vacinas, é necessário atenção especial com idosos, crianças e pacientes oncológicos, portadores de imunodeficiências, doenças respiratórias e outras doenças, já que, nestes, o risco de complicações pela covid-19 é bem maior.
Se você apresenta sintomas de covid-19, como febre, tosse seca ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico imediatamente. Idealmente, você deve contatar um clínico geral ou um médico de medicina interna. No entanto, em situações de emergência, dirija-se ao pronto-socorro mais próximo.
Lembre-se de seguir as diretrizes de segurança, como uso de máscara e distanciamento social, para proteger a si mesmo e aos outros.
Apesar de todas serem infecções virais que afetam o sistema respiratório e apresentarem sintomas em comum, a covid-19, a gripe e o resfriado possuem diferenças, especialmente na frequência de cada sintoma e em relação ao vírus causador: enquanto a covid-19 é causada pelo SARS-CoV-2, a gripe é provocada pelo vírus da influenza e o resfriado comum é frequentemente causado pelo rinovírus.
A febre, por exemplo, é rara em casos de resfriado, mas pode ocorrer comumente nos casos de covid-19 e de gripe. Outro exemplo está na falta de ar, que, em alguns casos, está presente na covid-19, mas prova-se rara no resfriado e na gripe.
É importante procurar um médico especialista em caso de falta de ar, febre alta (que ultrapassa os 38 ºC) e perda de olfato e paladar, por exemplo, para descartar a possibilidade de covid-19.
O diagnóstico de covid-19 é feito por meio da análise dos sintomas e dos resultados dos exames do paciente, sendo o PT-PCR o mais preciso, por detectar a presença do vírus no organismo por meio de swab nasal – um tipo de cotonete – inserido no nariz ou na garganta da pessoa, com o resultado saindo em alguns dias.
Outras formas de diagnosticar a covid-19 é por meio de exames de sangue, tomografia computadorizada, sorologia e testes rápidos que detectam anticorpos, porém, eles são menos precisos e utilizados após o início dos sintomas.
O tratamento da covid-19 varia de acordo com a intensidade dos sintomas. Nos casos mais leves, em que existem apenas reações como febre alta, tosse intensa, perda do olfato e do paladar ou dor muscular, o tratamento pode ser feito em casa, com repouso e uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas.
Já nos casos considerados mais graves, em que há dificuldade para respirar, com sensação de falta de ar e/ou dor no peito, a internação pode ser recomendada para a realização de um monitoramento mais próximo e constante.
O principal objetivo da vacina contra a covid-19 é a prevenção de casos mais graves. Por esse motivo, ela não é utilizada como forma de tratamento, já que deve ser aplicada antes de uma possível infecção para permitir que o corpo tenha anticorpos capazes de combater o vírus.
A principal forma de prevenção da covid-19 é por meio da vacinação contra a doença. Outras formas envolvem práticas de higiene e distanciamento social. Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou utilize álcool em gel. Evite tocar o rosto, especialmente olhos, boca e nariz – sempre cubra esses dois últimos quando precisar espirrar ou tossir. Use máscaras em público e mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância de outras pessoas.
Além disso, evite aglomerações e ambientes muito fechados e fique em casa sempre que possível, especialmente se fizer parte da população mais vulnerável, como crianças com menos de dois anos, idosos e pessoas com comorbidades. Mantenha uma dieta saudável e exercite-se regularmente para fortalecer o seu sistema imunológico. Por fim, siga as orientações de saúde locais e vacine-se quando for apropriado.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar a covid-19 com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
CRM - 16282
Infectologia
CRM - 212375
Infectologia
CRM - 200521
Infectologia
CRM - 217612
Infectologia
CRM - 142043
Infectologia
CRM - 12200
Infectologia
CRM - 2004
Infectologia
CRM - 203781
Infectologia
CRM - 210694
Infectologia