O que é hemorroida?
As hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas na região do ânus ou do reto, causando sintomas como coceira no ânus, sangue nas fezes, sangue vermelho vivo no papel higiênico, dor ou ardor anal ou caroço no ânus.
As hemorroidas podem ser causadas por prisão de ventre, dieta pobre em fibras, esforço excessivo ao evacuar, obesidade ou gravidez, por exemplo,
O tratamento da hemorroida é feito pelo proctologista que pode indicar banhos de assento, uso de pomadas ou laxantes emolientes fecais, e nos casos mais graves, cirurgia.
Quais são sintomas de hemorroidas?
Os principais sintomas da hemorroida são:
- caroço no ânus;
- dor ou ardor no ânus ao evacuar;
- sangue nas fezes;
- muco no ânus;
- dor no ânus ao sentar ou sensação de estar sentado em um objeto estranho;
- coceira no ânus;
- sangue vermelho vivo no papel higiênico ou na roupa íntima.
Os sintomas de hemorroida podem variar com seu tipo, sendo que as hemorroidas internas podem não apresentar sintomas.
Como identificar a hemorroida inflamada?
A hemorroida inflamada pode ser identificada através dos sintomas de dor anal, caroço no ânus e coceira no local.
Por que a hemorroida coça tanto?
A hemorroida coça devido à inflamação e irritação na veia hemorroidária dilatada, além de o inchaço na região aumentar a tensão nas terminações nervosas.
Além disso, a presença de muco ou a higienização anal inadequada, podem aumentar a irritação no local, piorando a coceira.
O atrito na região anal, causado pelo uso de papel higiênico ou roupa íntima, também pode aumentar a irritação no local, e provocar coceira na hemorroida. Veja outras causas de coceira no ânus.
Qual médico trata a hemorroida?
O médico especialista em diagnosticar e tratar hemorroidas é o proctologista. Confira todas as doenças que o proctologista trata.
Desta forma, caso surjam sintomas de hemorroidas, deve-se consultar o proctologista para identificar seu tipo e gravidade e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.
Como é feito o diagnóstico da hemorroida?
O diagnóstico da hemorroida é feito pelo proctologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas e histórico de saúde.
Além disso, o médico deve realizar o exame físico observando visualmente a região anal, podendo também ser feito o toque retal.
Quais exames detectam a hemorroida?
Os principais exames que detectam a hemorroida são:
- anuscopia;
- proctoscopia;
- retossigmoidoscopia;
- colonoscopia.
Esses exames são indicados principalmente nos casos de hemorroidas internas, para confirmar o diagnóstico e descartar condições que podem ter sintomas semelhantes, como abcesso perianal, fístula ou fissura anal, ou câncer anal/retal.
Como saber o grau da hemorroida?
As hemorroidas internas podem ser classificadas em diferentes graus, de acordo com a sua exteriorização através do ânus, sendo as principais:
Grau da hemorroida interna | Características |
Hemorroida grau I | Não possui prolapso, ou seja, a hemorroida não aparece no exterior do ânus, permanecendo dentro do ânus. |
Hemorroida grau II | A hemorroida aparece no exterior quando a pessoa faz esforço. No entanto, a hemorroida volta espontaneamente para dentro do ânus após a evacuação ou o cessar do esforço no local. |
Hemorroida grau III | A hemorroida sai pelo ânus, mas não retorna espontaneamente para dentro do ânus, a não ser que seja colocada manualmente para dentro. |
Hemorroida grau IV | A hemorroida fica completamente para fora do ânus e não retorna para dentro mesmo com o auxílio manual. |
O grau da hemorroida interna é identificado pelo médico durante os exames de diagnóstico.
A classificação da hemorroida interna deve ser feita principalmente quando não está inflamada, já que pode ser confundida com a hemorroida externa.
Quais são os tipos de hemorroidas?
Os principais tipos de hemorroida são:
- hemorroida externa;
- hemorroida interna;
- hemorroida trombosada;
- hemorroida para fora.
O tipo de hemorroida é identificado pelo médico através da avaliação da região anal.
1. Hemorroida externa
A hemorroida externa é veia hemorroidária dilatada ao redor do ânus, na parte externa, podendo ser sentida ao toque pela presença de um caroço duro. Além disso, a hemorroida externa pode ser identificada visualmente.
2. Hemorroida interna
A hemorróida interna afeta as veias hemorroidárias presentes no reto, ou seja, dentro do ânus. Esse tipo de hemorroida, muitas vezes não é sentida ou visualizada no ânus, a não ser nos casos de hemorroida interna grau III ou IV.
3. Hemorroida trombosada
A hemorroida trombosada é a hemorroida interna ou externa que sofreu trombose, ou seja, apresenta coágulo no seu interior.
Esse tipo de hemorroida, também chamada de trombose hemorroidária, pode causar dor intensa, devido a inflamação e irritação no local. Entenda melhor o que é trombose hemorroidária.
4. Hemorroida para fora
A hemorroida para fora é quando a hemorroida interna sai através do ânus, podendo ser sentida ao toque ou visualizada, como ocorre nos graus III e IV.
Esse tipo de hemorroida, pode causar sangramento ou dor intensa. Veja outras causas de sangramento anal.
O que causa hemorroida?
As principais causas de hemorroida são:
- histórico familiar de hemorroidas;
- esforço excessivo durante a evacuação;
- ficar sentado por longos períodos, inclusive no vaso sanitário;
- diarreia ou prisão de ventre crônicas;
- estilo de vida sedentário ou obesidade;
- dieta pobre em fibras;
- doenças inflamatórias intestinais;
- sexo anal.
Além disso, as hemorroidas podem surgir devido ao aumento da pressão intra-abdominal, como ocorre na gravidez ou por levantar ou carregar objetos pesados regularmente.
Quais são os tratamentos para hemorroidas?
O tratamento para hemorroidas é feito pelo proctologista, e varia de acordo com o tipo, grau e gravidade dos sintomas. Os principais tratamentos para hemorroidas são:
Pomada para hemorroida
As principais pomadas para hemorroidas que podem ser indicados pelo médico são:
- policresuleno e cinchocaína (Proctyl);
- hidrocortisona e lidocaína (Proctosan);
- fluocortolona e lidocaína(Ultraproct).
Essas pomadas ajudam a reduzir a inflamação e dor causados pela hemorroida, e devem ser usadas somente com indicação médica.
Remédio para hemorroida
Além das pomadas, o médico pode indicar o uso de remédios para hemorroida na forma de comprimidos, para ajudar a aliviar os sintomas. Esses remédios são principalmente os anti-inflamatórios não esteroide e analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol, por exemplo.
Cirurgia para hemorroida
A cirurgia é um procedimento médico para hemorroida que pode ser indicada principalmente para hemorroidas que não melhoram com os outros tratamentos. Essa cirurgia pode ser feita utilizando diferentes técnicas, como ligadura elásticas, escleroterapia ou hemorroidectomia, por exemplo.
Autocuidados para hemorroida
Os autocuidados para hemorroidas, principalmente durante a crise, são:
- fazer banhos de assento com água morna;
- aplicar compressas geladas na região anal;
- evitar o uso de papel higiênico, preferindo tomar banho para realizar a higiene após a evacuação;
- aumentar o consumo de água para manter o corpo e as fezes hidratadas.
Além disso, é recomendado aumentar o consumo de fibras na alimentação.
O que fazer para hemorroidas coçando?
Para aliviar a hemorroida coçando, pode-se fazer um banho de assento morno ou usar compressas geladas na região anal. Pomadas anestésicas à base de corticoide ou de diosmina também podem ser indicadas pelo médico para aliviar a coceira.
O caroço de hemorroida desaparece?
O caroço da hemorroida pode desaparecer com o tratamento adequado indicado pelo proctologista. No entanto, em alguns casos, pode necessitar de cirurgia para desaparecer.
O que fazer quando tem hemorroidas na gravidez?
No caso da hemorroida na gravidez, o tratamento deve ser orientado pelo obstetra ou proctologista, e envolve as medidas de autocuidados para hemorroidas.
Além disso, o médico pode indicar o medicamentos analgésicos, como o paracetamol, para aliviar a dor e o desconforto da hemorroida na gravidez. Veja como tratar as hemorroidas na gravidez.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!