Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Anti Jo-1
Anti Jo-1
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Anticorpos Anti-Jo-1
- Teste de Anticorpos Anti-Jo-1
- Dosagem de Anti-Jo-1
- Anti Pl1
O que é o exame de Anti-JO-1?
O exame de anti-JO-1 é um teste laboratorial utilizado para detectar autoanticorpos contra a enzima histidil-tRNA sintetase, envolvida na síntese de proteínas. A presença desses autoanticorpos está associada a doenças musculares inflamatórias, especialmente a polimiosite e a dermatomiosite.
Para que serve o exame de Anti-JO-1?
Ele é utilizado para diagnóstico e monitoramento de miopatias inflamatórias idiopáticas, especialmente a polimiosite, quando o anti-JO-1 está presente em cerca de 25% dos casos. Além disso, sua presença é altamente sugestiva da síndrome anti sintetase, uma condição que pode incluir:
Miopatia inflamatória (fraqueza muscular);
- Pneumopatia intersticial (doença pulmonar);
- Poliartrite;
- Fenômeno de Raynaud;
- Alterações cutâneas características nas palmas das mãos e dedos (hiperceratose e descamação).
- O exame também pode ser útil na investigação de pneumopatias intersticiais de causa indeterminada, já que, em alguns casos, o anti-JO-1 pode aparecer antes mesmo das manifestações musculares.
Quais são os valores de referência do exame de Anti-JO-1??
Valores abaixo do limite de corte são considerados negativos ou não reagentes, indicando ausência de anticorpos e menor probabilidade de miopatias relacionadas. Normalmente:
- < 1,0 U é negativo (não reagente);
- ≥ 1,0 U é positivo (reagente).
O exame Anti-JO-1 tem outros nomes?
Sim. Este exame também pode ser encontrado nos laboratórios com os nomes Anticorpo anti-Jo-1 e Anticorpo anti-histidil-tRNA sintetase.
O que significa o resultado Anti-JO-1 positivo?
Um resultado positivo indica a presença de autoanticorpos relacionados a doenças inflamatórias musculares ou pulmonares. É especialmente relevante na síndrome anti sintetase, podendo ajudar a fechar o diagnóstico em conjunto com outros exames laboratoriais e clínicos.
Como é o preparo para o exame de Anti-JO-1 positivo?
Não há preparo específico para a realização desse exame.
O resultado Anti-JO-1 não reagente significa ausência de doença?
Não necessariamente. Um resultado não reagente (índice igual ou inferior a 1,0) não exclui a presença de miopatias inflamatórias ou de outras doenças autoimunes. Existem formas da doença em que os anticorpos específicos não estão presentes, sendo necessário avaliar outros marcadores e sinais clínicos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!