Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • At IIi
  • Antitrombina 3
  • Inibidor Fisiológico da Coagulação
  • Atr3
  • Antitrombina 3 Funcional
  • Antitrombina 3 Atividade
  • Atividade do Co Fator Heparínico

O que é o exame de Antitrombina III?

Ele mede a concentração e a atividade dessa proteína no sangue. A Antitrombina III é um anticoagulante natural produzido pelo fígado que desempenha papel fundamental no controle da coagulação, ajudando a prevenir a formação excessiva de coágulos sanguíneos.

Como é feito o exame de Antitrombina III?

O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue venoso, geralmente feita na veia do braço. A amostra é enviada ao laboratório, onde é analisada a quantidade e/ou a funcionalidade da proteína Antitrombina III no organismo.

Para que serve o exame de Antitrombina III?

Este exame é indicado para investigar causas de trombofilia (tendência aumentada à formação de coágulos), avaliar episódios recorrentes de trombose venosa profunda, embolia pulmonar ou como parte da investigação de distúrbios da coagulação. Também pode ser solicitado antes de cirurgias em pacientes com histórico de eventos trombóticos.

Quanto tempo dura o exame de Antitrombina III?

A coleta em si leva apenas alguns minutos. No entanto, o resultado pode levar de 1 a 3 dias úteis, dependendo do laboratório e da complexidade da análise.

Dói fazer o exame de Antitrombina III?

A dor é mínima e limitada ao momento da punção venosa. É um exame rápido, seguro e de baixo risco.

Como funciona o exame de Antitrombina III?

A dosagem é feita por métodos laboratoriais que analisam a quantidade ou a atividade funcional da proteína. A deficiência de Antitrombina III pode ser hereditária ou adquirida e aumenta o risco de trombose. Valores reduzidos indicam risco aumentado para eventos tromboembólicos.

Onde fazer o exame de Antitrombina III?

O exame está disponível nas unidades da Rede D’Or, que contam com laboratórios modernos e uma equipe qualificada, garantindo conforto, agilidade e precisão diagnóstica.

Preparativos para o exame

O exame geralmente não exige jejum. É fundamental informar ao profissional de saúde sobre o uso de anticoagulantes, anticoncepcionais, heparina ou outros medicamentos que possam interferir nos resultados. A realização em vigência de um evento trombótico agudo também pode impactar a interpretação.

Atenção: mesmo que em alguns casos o jejum não seja solicitado, é fundamental seguir todas as orientações da unidade de saúde, principalmente quanto à suspensão de medicamentos que possam interferir no resultado. A interpretação correta depende dessas condições.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!