Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Cariótipo com Banda G
Cariótipo com Banda G
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Cariotipagem
- Cariograma
- Cariótipo com Bandamento G
- Análise Cromossômica por Banda G
- Citogenetica de Bandas
O que é o exame de Cariótipo com Banda G?
O cariótipo com banda G é um exame genético que investiga o conjunto de cromossomos humanos. Ele utiliza uma técnica de coloração (bandeamento Giemsa) que permite visualizar cada par cromossômico com precisão, identificando eventuais anomalias estruturais (como deleções, translocações e duplicações) ou numéricas (como trissomias e monossomias).
Para que serve o exame de Cariótipo com Banda G?
Este exame é amplamente utilizado para detectar síndromes cromossômicas (como síndrome de Down, Turner e Klinefelter), investigar causas de infertilidade, abortos espontâneos recorrentes, malformações congênitas e também no diagnóstico de leucemias e outras doenças hematológicas que apresentam alterações cromossômicas adquiridas.
Como é feito o exame de Cariótipo com Banda G?
A coleta geralmente é feita por amostra de sangue periférico, onde os linfócitos são estimulados em laboratório para se multiplicarem. Após esse cultivo, as células são interrompidas na fase de divisão em que os cromossomos estão visíveis. Com a coloração Giemsa, é possível observar e organizar os 46 cromossomos em pares, para análise microscópica.
Qual o preparo necessário para o exame de Cariótipo com Banda G?
Não é necessário jejum nem preparo especial. É importante informar ao laboratório sobre o uso de medicamentos ou condições clínicas específicas, pois esses fatores podem interferir no crescimento celular necessário para o exame.
O exame de Cariótipo com Banda G detecta o quê?
Detecta anomalias cromossômicas numéricas (como trissomias e monossomias) e estruturais (como translocações, inversões e deleções), tanto constitucionais (hereditárias) quanto adquiridas (como nas doenças hematológicas). Essas alterações podem estar relacionadas a síndromes genéticas, infertilidade, abortos de repetição e tumores.
Onde fazer o exame de Cariótipo com Banda G?
O exame pode ser realizado nas unidades da Rede D’Or, que contam com laboratórios especializados em genética médica e estrutura para análise citogenética completa. É necessário agendamento prévio e pedido médico.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!