Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Ige Especifico (e2), Epitélios, Pelo de Cao (rast (e2), Pelo de Cachorro)
Ige Especifico (e2), Epitélios, Pelo de Cao (rast (e2), Pelo de Cachorro)
Publicado em:
Sinônimos
- Ige Específica para Epitélio de Cão
- Alergia A Pelo de Cachorro
- Rast E2
O que é o exame IgE específico (E2), epitélios de cão?
Esse exame mede a quantidade de imunoglobulina E (IgE) específica no sangue contra os alérgenos presentes no epitélio (pele descamada) e pelos de cachorro. É conhecido como RAST E2 (RadioAllergoSorbent Test), e identifica se o organismo do paciente desenvolveu uma resposta imune exagerada ao entrar em contato com esses alérgenos.
Para que serve o exame IgE específico E2, pelo de cachorro?
O exame é usado para diagnosticar alergias respiratórias relacionadas ao contato com cães. Ele ajuda a diferenciar sintomas de origem alérgica de outras causas e é fundamental na elaboração de um plano de tratamento, que pode incluir imunoterapia, controle ambiental e medicações específicas.
Como é feito o exame IgE específico E2?
A coleta é feita por meio de uma amostra de sangue venoso. O material é enviado ao laboratório, onde técnicas de imunoensaio (como ELISA ou métodos automatizados) são aplicadas para detectar a presença e a concentração de anticorpos IgE específicos contra alérgenos de cão.
Qual o preparo necessário para o exame IgE específico E2, pelo de cachorro?
Não é necessário jejum ou preparo especial para esse exame. O paciente deve informar ao médico sobre uso de medicamentos antialérgicos, mas esses não alteram diretamente os níveis de IgE. O exame pode ser feito em qualquer hora do dia.
Quando o exame IgE específico para epitélio de cão é solicitado?
É indicado quando o paciente apresenta sintomas como espirros, coceira no nariz e olhos, congestão nasal, tosse, chiado no peito ou falta de ar ao estar próximo de cães ou em ambientes com exposição indireta a pelos e caspa desses animais.
O que significa resultado positivo para IgE E2?
Um resultado positivo indica que o paciente está sensibilizado ao epitélio de cão, ou seja, seu sistema imunológico reconhece esses alérgenos como agentes agressores. Isso aumenta a probabilidade de o paciente desenvolver sintomas alérgicos quando exposto a cães, mesmo que a exposição seja mínima.
Qual especialista pode solicitar o exame IgE específico E2, pelo de cachorro?
O exame pode ser solicitado principalmente por alergistas e imunologistas. Pneumologistas e otorrinolaringologistas também podem indicar sua realização ao investigar causas de asma, rinite ou outros sintomas respiratórios com possível origem alérgica.
Onde fazer o exame IgE específico E2, epitélios de cão?
O exame está disponível nas unidades da Rede D’Or, que contam com estrutura laboratorial moderna e profissionais especializados. Os resultados são emitidos com qualidade e confiabilidade, proporcionando segurança para o diagnóstico e acompanhamento clínico.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!