Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Micoplasma
Micoplasma
Publicado em:
Sinônimos
- Micoplasma Spp
- Detecção de Micoplasma
- Uretrites Cultura Maetamycoplasma
- Cultura para Metamicoplasma
O que é o exame de cultura para micoplasma?
É um exame laboratorial que identifica a presença de bactérias do gênero Mycoplasma — como Mycoplasma hominis — em amostras como urina, secreções uretral, vaginal e endocervical ou esperma. Essas bactérias podem causar infecções no trato genital e urinário.
Para que serve este exame?
A cultura para micoplasma é indicada principalmente para auxiliar no diagnóstico de infecções genitais, como vaginites e uretrites. Além disso, o exame também é útil na investigação da presença dessas bactérias em casos de infertilidade, ajudando a identificar possíveis causas infecciosas associadas.
Como é feito o exame?
A coleta segue critérios específicos segundo o local de origem:
Urina de primeiro jato: após pelo menos 2 horas sem urinar;
Secreções genitais (vaginal, endocervical, uretral): coleta em frasco estéril, com assepsia prévia.
O exame necessita de preparo?
Recomenda-se uma limpeza (assepsia) adequada da região antes da coleta. Para amostras genitais femininas, evite duchas, cremes vaginais e relações sexuais nas 48 horas que antecedem o teste. Não realizar a coleta durante o período menstrual.
Qual especialista pode solicitar o exame?
O exame de Mycoplasma pode ser solicitado por ginecologista, urologista, infectologista, dermatologista ou clínico geral, dependendo dos sintomas apresentados.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!