Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

O que é biópsia de tireóide orientada por USG?

Uma biópsia é um tipo de procedimento médico feito para remover um pedaço de tecido de uma determinada parte do corpo, com o objetivo de avaliar, por exemplo, se esse tecido está saudável ou não e se é preciso removê-lo por algum motivo.

A tireoide é uma pequena glândula produtora de hormônios localizada na parte da frente do pescoço, cuja função é produzir hormônios que auxiliam o corpo a funcionar da forma correta. A biópsia pode ser feita, por exemplo, para avaliar um nódulo na tireoide.

Por ser uma glândula pequena e em um ponto delicado do corpo, bem próximo às vias aéreas, para fazer a biópsia na tireoide pode ser necessário fazer o uso de algum exame de imagem que ajude o médico a ver o interior do corpo e a localizar sua área de interesse.

O resultado de uma biópsia de tireoide pode sair em poucos dias ou levar até um mês para que seu resultado seja divulgado. Isso porque, muitas vezes, as amostras retiradas do corpo do paciente são testadas mais de uma vez e por pessoas ou testes diferentes, como forma de obter um resultado conclusivo, que realmente colabore com o diagnóstico do paciente. Esse tempo de emissão de resultados também costuma variar de acordo com cada laboratório e instituição de exames, de forma individualizada.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!