Home / - Exames e Procedimentos /
- Biópsias /
- Punção Aspirativa por Agulha Fina de Tireóide guiada por Ultrassonografia
Punção Aspirativa por Agulha Fina de Tireóide guiada por Ultrassonografia
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Paaf Puncao Aspirativa Por Agulha Fina De Tireoide
- Punção De Tireoide Com Doppler Colorido Por Ultrassonografia
- Punção De Tireoide Com Doppler Colorido Por Us
- Punção De Tireoide Com Doppler Colorido Por Ultra-Som
- Pbaf De Tireoide Guado Por Usg E Paaf De Tireoide Guiado Por Usg
- Pbaf De Tireoide Guado Por Ultrassom E Paaf De Tireoide Guiado Por Ultrassom
- Pbaf De Tireoide Guado Por Ultra-Som E Paaf De Tireoide Guiado Por Ultra-Som
- Puncao Tireoide (Paaf)
O que é punção aspirativa por agulha fina de tireóide guiada por ultrassonografia?
É um exame de tireoide que utiliza duas técnicas: ultrassonografia, para localização e avaliação de nódulos, e punção, para coleta de amostras dos nódulos.
O profissional de saúde utiliza a imagem da ultrassonografia para estudar o formato do nódulo, o seu tamanho, a presença ou não de fluxo sanguíneo e a localização do fluxo. O nódulo é, então, classificado quanto à propensão de ser maligno ou benigno.
A punção aspirativa por agulha fina de tireóide guiada por ultrassonografiapermite obter fragmentos do nódulo para avaliação de células ao microscópio.
Como é feita a punção aspirativa por agulha fina de tireóide guiada por ultrassonografia?
A ultrassonografia para guiar a punção de tireoide é similar a uma ultrassonografia tradicional. O exame pode ser realizado em consultório.
O paciente deita em uma maca, em decúbito dorsal (barriga para cima) com pescoço estendido, e o médico desliza o aparelho de ultrassonografia pelo pescoço (local da tireoide) em busca de nódulos suspeitos.
Ao identificar um nódulo, a pele é higienizada e se faz anestesia local. A seguir, é inserida uma agulha fina no nódulo e são retirados pequenos fragmentos. O material é depois analisado em microscópio por um patologista.
Para que um nódulo seja considerado suspeito, são avaliadas as imagens do ultrassom com Doppler colorido e também a história e os exames laboratoriais do paciente.
No momento em que for fazer esse exame, é importante levar ultrassons de tireoide feitos anteriormente.
Para que serve a punção aspirativa por agulha fina de tireóide guiada por ultrassonografia?
Com esse exame, é possível identificar nódulos na tireoide, analisar suas características e coletar material para análise. Assim, pode-se avaliar se um nódulo é benigno ou maligno.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!