Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

O que é Broncoscopia?

Também chamada de broncoscopia pulmonar ou endoscopia respiratória, esse é  um exame realizado para permitir ao médico visualizar as vias aéreas do paciente. Isso possibilita observar desde as fossas nasais, passando pela laringe e a traqueia, até os brônquios. É o equivalente pulmonar à endoscopia, exame similar cujo enfoque é no sistema digestivo.

Como é feita a Broncoscopia?

A broncoscopia é feita com um aparelho tubular flexível e longo denominado   broncoscópio, que contém uma câmera em sua ponta. Com o paciente levemente sedado, introduz-se o equipamento em  uma das narinas ou pela boca, alcançando as vias aéreas.

Ainda pode ser necessário aplicar um anestésico tópico nasal e/ou inalatório. No caso do uso de um broncoscópio rígido, indicado para remover corpos estranhos e controlar sangramentos, por exemplo, é preciso administrar uma anestesia geral.

Muitas vezes, o tubo possui também pequenas pinças, que podem ser utilizadas para remover uma amostra de tecido, que é encaminhada para a biópsia, ou de secreções pulmonares.

O procedimento é executado por um médico especialista, que tem o apoio da equipe de enfermagem, além de um anestesiologista.

Para que serve a Broncoscopia?

A broncoscopia serve para ajudar no diagnóstico de condições diversas que podem afetar o pulmão e o sistema respiratório, como infecções pulmonares, lesões provocadas por queimaduras e prejuízos decorrentes da inalação de fumaça.  E o aparelho serve para realizar intubação traqueal e fazer aplicação de medicamentos no pulmão.

Algumas condições que podem levar à solicitação da broncoscopia são:

  • Tosse persistente que não responde ao tratamento;
  • Falta de ar constante;
  • Rouquidão;
  • Trauma no tórax;
  • Aspiração de corpo estranho;
  • Tosse ou escarro com sangue;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Tumores no pulmão;
  • Pneumonia recorrente.

Qual é o preparo necessário para a Broncoscopia?

Normalmente, o paciente deve realizar um jejum total de até 8 horas e contar com um acompanhante maior de 21 anos no dia do procedimento. Também é recomendado levar todos os exames recentes, como radiografias e tomografias, além de uma lista com os medicamentos usados.

Em determinadas situações, o médico solicita a realização de outros exames antes do procedimento, buscando avaliar fatores como a coagulação do sangue e a função pulmonar.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.

Sobre a Rede D'Or

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!