Home / - Exames e Procedimentos /
- Ecocardiograma /
- Ecodopplercardiograma sob Estresse Físico ou Farmacológico com Contraste
Ecodopplercardiograma sob Estresse Físico ou Farmacológico com Contraste
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Ecodopplercardiograma Sob Estresse Fisico
- Farmacologico Com Contraste
O que é o Ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste?
As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos, sendo elas a principal causa de morte no mundo. Para diagnosticar essas condições, pode ser recomendada a realização de exames como o ecodopplercardiograma.
O ecodopplercardiograma é um exame que combina diferentes testes cardíacos para avaliar, de forma global, a saúde cardiovascular. Na versão sob estresse físico ou farmacológico com contraste, é realizado com o coração em ritmo acelerado, situação caracterizada como estresse.
O estresse pode ser físico, estimulado por meio de exercícios como caminhada na esteira e pedaladas na bicicleta, mas também há possibilidade de ser induzido por medicamentos, ou seja, farmacológico. O exame é feito para avaliar o coração em situações de limite, trabalhando no seu máximo.
O procedimento conta com a adição de contraste de microbolhas, que ajudam a visualizar os fluxos sanguíneos durante o teste.
Como é feito o Ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste?
No ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste, os eletrodos são posicionados no tórax e é utilizado um ultrassom com doppler.
No estresse farmacológico, antes da realização do exame, o paciente recebe uma injeção de um medicamento que acelera o coração sem necessidade de esforço físico. O teste é recomendado para indivíduos com limitações de movimentos, por exemplo.
Na modalidade de estresse físico, o coração é acelerado pelo próprio paciente, que realiza um exercício físico durante o exame, como correr em uma esteira ou andar na bicicleta ergométrica.
Também é aplicado via intravenosa o contraste, para observar as paredes do coração e o fluxo sanguíneo, com medicação ou solução salina agitada. As microbolhas são bem pequenas e se dissolvem rapidamente sem causar problemas.
Para que serve o Ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste?
O ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste é realizado quando há suspeita de doença arterial coronariana. Além disso, pode ajudar a identificar outros problemas que afetam a saúde cardiovascular, como isquemia e patologias do músculo do coração.
Pacientes que passaram por cirurgia no coração, como ponte de safena, por exemplo, também podem fazer esse teste para avaliar o sucesso da operação. Nesse caso, o estresse é induzido de forma ainda mais controlada.
Qual é o preparo necessário para o Ecodopplercardiograma sob estresse físico ou farmacológico com contraste?
Normalmente, é necessário um jejum total de 3 horas. Também deve-se evitar cafeína nas 48h que antecedem o procedimento. A suspensão de determinados medicamentos deve ser determinada apenas pelo médico; não é recomendado interromper tratamentos por conta própria.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!