Home / - Exames e Procedimentos /
- Ecocardiograma /
- Ecodopplercardiograma Transesofágico com Microbolhas
Ecodopplercardiograma Transesofágico com Microbolhas
Atualizado em:
Publicado em:
O que é Ecodopplercardiograma Transesofágico com Microbolhas?
O Ecodopplercardiograma é um exame que combina diferentes testes cardíacos para avaliar de forma global a saúde do coração. Imagens de ultrassom do coração permitem avaliar bem seu funcionamento e capacidades.
No caso do ecodopplercardiograma transesofágico, a coleta de imagens de ultrassom é feita com sonda, inserida pela boca. A sonda vai até o esôfago e dali, por meio da parede da estrutura, são colhidas imagens do coração, permitindo maior qualidade e precisão.
Além disso, o ecodopplercardiograma transesofágico com microbolhas conta com a adição de pequenas bolhas de ar (menores que uma célula vermelha) à corrente sanguínea, que permite que a imagem apresente contraste para visualizar as paredes do coração e os fluxos cardíacos.
Como é feito o Ecodopplercardiograma Transesofágico com Microbolhas?
No ecodopplercardiograma transesofágico com microbolhas, os eletrodos são posicionados no tórax e se utiliza ultrassom doppler. O ultrassom é introduzido por sonda usada como na endoscopia, pela boca. A diferença é que, ao invés de uma câmera na ponta, a sonda possui um ultrassom.
Antes de começar o exame, o paciente recebe as microbolhas via intravenosa. Estas se dissolvem após instantes e permitem capturar imagens mais precisas em relação aos fluxos sanguíneos.
O paciente pode ser sedado parcial ou completamente para o exame de ecodopplercardiograma transesofágico com microbolhas.
Para que serve o Ecodopplercardiograma Transesofágico com Microbolhas?
O ecodopplercardiograma transesofágico com microbolhas é indicado quando há necessidade de analisar a anatomia, ou seja, as estruturas do coração. Mais comumente realizado quando há a necessidade de avaliar próteses de válvulas cardíacas ou quando da suspeita de alterações anatômicos no coração
O exame é recomendado pré-cirurgia cardíaca e na suspeita de embolia pulmonar ou coágulos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!