Home / - Exames e Procedimentos /
- Ginecologia /
- Vulvoscopia
Vulvoscopia
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Vulvoscopia (Vulva E Perineo)
O que é Vulvoscopia?
Vulvoscopia é um exame por imagem da parte externa da vulva, porção externa do genital feminino e que inclui:
- Abertura da vagina;
- Lábios maiores;
- Lábios menores;
- Clitóris;
- Região pubiana;
- Sulcos interlabiais;
- Introito;
- Região perineal.
O procedimento é rápido e indolor e, frequentemente, realizado no próprio consultório médico.
Como é feito o exame de Vulvoscopia?
O exame de vulvoscopia dura cerca de 10 minutos, sendo feito com um instrumento que permite uma visualização de 10 a 40 vezes maior, conhecido como colposcópio. Para realizar o procedimento, a mulher coloca um avental fornecido pelo médico e deita-se em uma maca em posição ginecológica. É um procedimento indolor, portanto, não há necessidade de anestesia ou internação.
Quando preparada, o médico coloca o aparelho próximo ao órgão sexual da mulher anexo a uma espécie de microscópio na outra extremidade. Consegue-se, então, avaliar a anatomia da região com mais precisão.
Se o médico estiver satisfeito com as imagens que obteve no aparelho, a paciente está liberada.
Para que serve o exame de Vulvoscopia?
O exame de vulvoscopia é solicitado para avaliar possíveis patologias e lesões na vulva, já que utiliza um equipamento que possui uma lente de aumento de 10 a 40 vezes, permitindo identificar alterações que não conseguem ser visualizadas a olho nu, como manchas, bolhas, pequenas lesões e verrugas, por exemplo.
Dessa forma, esse exame pode ser útil no diagnóstico de algumas doenças, principalmente quando a mulher apresenta alguns sinais e sintomas, como dor e ardor ao urinar ou durante a relação sexual, corrimento vaginal, sangramento fora do período menstrual e coceira na vulva, por exemplo.
As doenças mais comuns são:
- Infecções virais, como o HPV;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST);
- Infecções bacterianas, como a candidíase;
- Tumores;
- Neoplasia intraepitelial vulvar;
- Câncer vulvar;
- Líquen plano ou escleroso;
- Psoríase vulvar;
- Dermatite.
O procedimento é feito em conjunto com o histórico e mediante queixas.
O exame de Vulvoscopia apresenta contraindicação?
A vulvoscopia não deve ser feita durante o período menstrual, já que o sangue dificulta a visualização das estruturas.
Como se preparar para o exame de Vulvoscopia?
Algumas medidas devem ser tomadas como preparação para esse exame, entre elas:
- Aparar os pelos pubianos evitando depilação com lâmina ou cera na semana anterior ao exame;
- Suspender o uso de sabonetes íntimos e qualquer medicamento tópico que cause alteração na mucosa;
- Higienizar a região;
- Usar roupas confortáveis e arejadas.
Após o exame, é recomendado evitar relações sexuais, duchas vaginais e exercícios físicos intensos, principalmente aqueles que demandam a movimentação da região, como andar de bicicleta e fazer agachamentos.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!