Rede D'Or

Sinônimos

  • Cintilografia Para Pesquisa Do Miocardio E Viabilidade Com Talio-201 E Mibi

O que é Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade),  o objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.

O paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga a células específicas. Como o exame é com duplo isótopo, são utilizados dois materiais radioativos (em doses pequenas), Tálio e Tecnécio, combinados e injetados de uma só vez.

Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

Na Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade), coloca-se um catéter em veias do pescoço e virilha, permitindo injetar o medicamento radioativo em busca do ponto de interesse.

Depois o paciente é encaminhado para Raios X que captam imagens em tempo real, conforme o medicamento se movimenta.

Após a primeira captura de imagens do coração em repouso, o paciente é encaminhado para a realização do esforço físico, correndo em esteira ou pedalando bicicleta ergométrica. Captam-se, assim, imagens do coração em ritmo acelerado.

Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

O exame de cintilografia do miocárdio com duplo isótopo (perfusão + viabilidade) permite a detecção de doenças como infarto do miocárdio, onde parte do tecido do coração deixa de funcionar corretamente devido à diminuição ou falta de circulação, a chamada isquemia.

O exame também pode ser feito como pré-operatório para alguns procedimentos cirúrgicos.

Preparativos para o exame

Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 4 horas no departamento de medicina nuclear.
Jejum: Não é necessário jejum para este exame. Além disso, deve-se fazer uma refeição leve antes do exame.

Contraindicações: gestantes e mulheres em período de amamentação devem discutir a realização do exame com o médico solicitante e a equipe de medicina nuclear. A realização do exame requer carta de ciência assinada pelo médico solicitante.

Exames Anteriores: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.

Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e, por razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.

Clique No Link Abaixo E Acesse O Preparo Completo Para O Exame De Cintilografia Miocárdio Com Duplo Isótopo (Perfusão +Viabilidade)

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.