Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Cintilografia de Perfusão Cerebral
Cintilografia de Perfusão Cerebral
Atualizado em:
Publicado em:
Sinônimos
- Cintilografia Cerebral Com Ecd
O que é Cintilografia de Perfusão Cerebral?
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e fornecer diagnóstico correto e preciso.
Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, também chamada SPECT, o exame é feito com o objetivo de avaliar se há alguma alteração cerebral quanto à circulação dentro do órgão, dependendo da forma como o medicamento se posiciona.
Na Cintilografia de Perfusão Cerebral também é possível visualizar áreas do cérebro em atividade e que demanda mais energia, pois o medicamento se concentra nestas regiões e situação. Assim, é possível entender, por exemplo, o metabolismo cerebral.
Como é feito o exame Cintilografia de Perfusão Cerebral?
Na Cintilografia de Perfusão Cerebral, o paciente deve permanecer em ambiente silencioso e escuro, sem estímulos, cerca de 20 minutos. Depois, um medicamento levemente radioativo é injetado. Aguardam-se alguns minutos para que possa espalhar-se pelo organismo e, após, o paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia, que fará a captura de imagens.
É utilizada uma bandagem para evitar movimentos da cabeça durante o exame.
Para que serve o Exame Cintilografia de Perfusão Cerebral?
Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral é possível detectar possíveis focos de epilepsia, permitindo que o médico detecte pontos onde há baixo sinal de atividade. O exame permite a visualização de danos cerebrais decorrentes do uso de drogas, como cocaína e crack, e o diagnóstico de doenças vasculares cerebrais, bem como o Alzheimer precoce.
Com a Cintilografia de Perfusão Cerebral também é possível avaliar risco de AVC e confirmar morte cerebral.
Preparativos para o exame
Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 3 horas no departamento de Medicina Nuclear.
Jejum: deve ser iniciado 6 horas antes do exame (apenas o consumo de água é liberado nesse período).
Contraindicações: gestantes e mulheres em período de amamentação devem discutir a realização do exame com o médico solicitante e a equipe de medicina nuclear. A realização do exame requer carta de ciência assinada pelo médico solicitante.
Exames Anteriores: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior precisão do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e, por razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Cintilografia de Perfusão Cerebral.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!