Home / - Exames e Procedimentos /
- Medicina Nuclear /
- Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67
Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67
Atualizado em:
Publicado em:
O que é Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67?
A Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67 é um exame de imagem não invasivo da área da Medicina Nuclear, que utiliza uma pequena quantidade de uma substância levemente radioativa para estudar os pulmões do paciente.
Como é feito o exame Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67?
Para realizar o exame de Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67, o paciente recebe uma injeção endovenosa de um medicamento levemente radioativo, que vai se juntar a determinadas células pulmonares de seu corpo.
Usualmente esse exame é realizado em dois dias, não sendo necessário que o paciente permaneça no local do procedimento nesse período. No entanto, ele deverá retornar ao local determinado no dia seguinte e também dois dias após a aplicação da substância na veia para a captação de imagens de seu pulmão na máquina de cintilografia.
Em alguns casos, o exame pode ser feito em três dias, ou seja, 72 horas após a administração do radiofármaco por conta de indicação clínica.
Para que serve o exame Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67?
Com a Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67, o médico pode estudar lesões pulmonares no corpo do paciente em busca de alguma alteração patológica, além de tumores ou mesmo de partes do pulmão que estão passando por um processo infeccioso ou inflamatório, como o linfoma, por exemplo.
Quais as contraindicações do exame Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67?
O exame Quantificação da Captação Pulmonar com Gálio-67 é contraindicado para mulheres com suspeita de gravidez, que estejam em gestação ou amamentando.
Preparativos para o exame
É recomendado ao paciente que leve exames anteriores e que tome dois comprimidos de laxante na noite anterior ao procedimento para evitar que o intestino cheio interfira nos resultados. Não há necessidade de jejum ou de suspensão de qualquer medicação.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!