Home / - Exames e Procedimentos /
 - Tomografia Computadorizada /
 - Enterografia por Tomografia Computadorizada
 
Enterografia por Tomografia Computadorizada
Sinônimos
- Enteroct
 - Enterotomografia Computadorizada
 - Enterotc
 
O que é Enterografia por Tomografia Computadorizada?
A Enterografia por Tomografia Computadorizada é um exame que estuda o intestino delgado, permitindo diagnóstico de diversas doenças que afetam este órgão, como a Doença de Crohn. O exame também é conhecido como enterotomografia. Assemelha-se à tomografia computadorizada tradicional com contraste.
Como é feito o exame Enterografia por Tomografia Computadorizada?
Na Enterografia por Tomografia Computadorizada, recebe-se uma dose de contraste via oral que facilita a captura de imagens, sendo o paciente encaminhado para o aparelho de tomografia computadorizada em seguida.
O aparelho de tomografia é composto por maca e tubo. O paciente deita-se na maca, que se move para o interior do tubo. O tubo realiza movimentos circulares, captando as imagens.
Para que serve o Exame Enterografia por Tomografia Computadorizada?
Com a Enterografia por Tomografia Computadorizada podemos observar o trato gastrointestinal, permitindo diagnóstico de doença inflamatória intestinal, sangramentos intestinais e tumores do intestino delgado. Outras, como fístulas e obstruções, também podem ser observadas.
Preparativos para o exame
Como é o preparo para o exame de Enterografia por Tomografia Computadorizada.
CHEGADA: 2 horas antes do horário agendado.
DURAÇÃO: até 20 minutos.
JEJUM: 4 horas de jejum absoluto, incluindo líquidos. Na véspera do exame, é necessário seguir uma dieta branda. No local do exame, será administrada uma solução oral para o preparo intestinal.
CONTRAINDICAÇÕES: mulheres gestantes, com atraso menstrual ou incerteza com relação à gravidez não poderão realizar o exame. Pacientes com alergia ao contraste iodado devem discutir opções com o médico.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: É necessário levar consigo documentos essenciais, como pedido médico original assinado pelo profissional de saúde, carteira do convênio, CPF e documento com foto. A não realização do preparo solicitado pode comprometer as imagens ou até mesmo gerar o cancelamento do exame. Para a realização do exame é em geral necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa, para maior acurácia; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para a Enterografia por Tomografia Computadorizada.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!