Home / - Exames e Procedimentos /
- Ultrassonografia /
- Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino (Rins, Ureteres, Bexiga e Próstata)
Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino (Rins, Ureteres, Bexiga e Próstata)
Sinônimos
- Us Aparelho Urinario Masculino (rins
- Ureteres e Bexiga)
- Usg Aparelho Urinario Masculino
- Ultrassom Aparelho Urinario Masculino
- Ultra-som Aparelho Urinario Masculino
- Us Renal Masculino
- Us Rim Masculino
- Us Rins e Vias Urinarias Masculino
- Us Aparelho Urinario Masculino
O que é Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino (Rins, Ureteres, Bexiga e Próstata)?
Também conhecida como ultrassom das vias urinárias, a ultrassonografia de aparelho urinário masculino é um exame de imagem indicado para avaliar a saúde dos rins, dos ureteres, da bexiga e da próstata. Para gerar imagens das estruturas em tempo real, o procedimento utiliza ondas sonoras de alta frequência. Dessa forma, não exige uso de radiação, além de ser rápido, indolor e não invasivo.
Para que serve a Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino?
O exame permite identificar malformações anatômicas, refluxo, presença de cálculos e tumores. Também pode ser solicitado para avaliar condições como:
- Dores na região do trato urinário;
- Pedras nos rins;
- Urina com sangue;
- Insuficiência renal;
- Traumas;
- Infecção urinária;
- Incontinência urinária;
- Doença policística renal;
- Alterações na função da bexiga.
Como é feita a Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino?
O paciente é posicionado de maneira confortável em uma maca. Depois, um gel é aplicado sobre a pele para ajudar a deslizar o equipamento do ultrassom na região do abdome. As imagens são geradas em tempo real.
Durante o exame, o radiologista observa os registros e capta as imagens consideradas essenciais. Por fim, produz o laudo ou relatório.
Qual o preparo para a Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino?
Não havendo restrição para a ingestão de líquidos, recomenda-se para a realização da ultrassonografia de aparelho urinário masculino:
- Crianças de 1 a 4 anos: tomar um copo de água sem gás, suco ou chá uma hora antes e, depois, 30 minutos antes do exame;
- Crianças entre 4 e 10 anos: tomar de quatro a seis copos de água sem gás nas duas horas que antecedem o exame.
- Pacientes acima de 10 anos: tomar de quatro a seis copos de água 1 hora antes do exame.
O paciente deve estar com a bexiga bem cheia no momento do exame, embora essa recomendação possa variar. Medicamentos de uso habitual normalmente são liberados e, a depender da finalidade da ultrassom, o paciente pode ser orientado a tomar medicação antigases no dia anterior à ultrassonografia.
Qual especialista pode solicitar a Ultrassonografia de Aparelho Urinário Masculino?
No geral, a ultrassonografia de aparelho urinário masculino costuma ser solicitada pelo urologista, mas também pode ser recomendada por outros especialistas, como nefrologistas e cirurgiões.
Quais soluções a Rede D’Or oferece?
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a ultrassonografia de aparelho urinário masculino, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.
Sobre a Rede D'Or
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!